Vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente recebem representantes de associações de recicladores

Na manhã desta segunda-feira (14), o vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, juntamente com o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, receberam, no Salão Nobre da Prefeitura, representantes das associações de recicladores de Erechim.

Em pauta, uma série de reivindicações elencadas pelos recicladores que foram entregues aos gestores públicos. Entre elas, cumprimento e fiscalização da lei municipal sobre catadores irregulares no município de Erechim; campanha contínua e efetiva de educação sobre a correta separação de materiais recicláveis; auxílio econômico para as associações que alugam os pavilhões de reciclagem, dentre outras.

Conforme afirma o secretário Cristiano Moreira, o trabalho desempenhado pelas associações é de fundamental importância tanto para a comunidade, como para o meio ambiente. “Estamos aqui para ouvir os recicladores e atender as suas demandas na medida do possível. Vale ressaltar que, desde o início do ano, estamos intensificando o combate às coletas clandestinas e buscando auxiliar as associações no desempenho das suas atividades. É um trabalho que requer fiscalização por parte do Poder Público e mudança de cultura, por parte da sociedade”, destaca o titular da pasta de Meio Ambiente.

Para o vice-prefeito, Flávio Tirello, as associações de recicladores são imprescindíveis para o desenvolvimento de Erechim. “Esse trabalho, que ficou desassistido por um período, está sendo retomado desde o início do ano com o objetivo de gerar emprego e renda para os associados, bem como para preservar o meio ambiente, dando a destinação adequada para os materiais recicláveis. O processo de reciclagem funciona também como educação ambiental, envolve a coleta, triagem e processamento dos resíduos. Além de favorecer uma atividade rentável gerando novos empregos, a reciclagem reduz a quantidade de resíduos (lixo reciclável) enviados para o aterro sanitário, prolongando a vida útil desse local”, finaliza o vice-prefeito.

Os gestores públicos foram unânimes em afirmar que adotar essa ideia e ter ações diárias de reciclagem não requer mudanças de estilo de vida tão drásticas como pode parecer à primeira vista. Geralmente, em uma casa ou empresa, há mais resíduos recicláveis do que não recicláveis. Por isso, é importante que a comunidade participe da coleta seletiva e de toda ação que contribua para uma melhor sustentabilidade da cidade.

Vale ressaltar que neste primeiro semestre a Prefeitura reformou o telhado do pavilhão da Associação do Bairro Presidente Vargas e reconstruí a rede de energia elétrica. Ainda, no portal da Secretaria de Meio Ambiente, existe uma aba que aproxima a comunidade das associações de recicladores. Para saber outras informações acesse aqui.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS