Vestibular de Medicina da URI mobiliza centenas de jovens e familiares de vários estados

A busca por uma das vagas oferecidas no primeiro vestibular para o Curso de Medicina da URI Erechim mobilizou um grande número de candidatos de vários estados. O Concurso, constituído de uma prova de Redação, ocorreu neste domingo, 21, às 14h. Muitos candidatos, especialmente os provenientes de locais mais distantes, vieram acompanhados de seus familiares.

        A Universidade começou a receber os visitantes a partir do meio-dia quando os candidatos começaram a se aglomerar em frente ao câmpus. Eles chegaram mais cedo para localizar o prédio onde fariam a prova. Logo na entrada estavam as listas dos vestibulandos e a indicação das respectivas salas de aula. Ao mesmo tempo, funcionários da Instituição recebiam os candidatos com as últimas recomendações e orientações importantes a respeito do concurso.  

        O primeiro vestibular para o Curso de Medicina da URI teve 1.254 inscritos, o que significou 27,86 candidatos por vaga. O concurso ofereceu 45 vagas para ingresso direto, mais cinco vagas via PROUNI e outras cinco vagas por meio do FIES. O índice de abstenção de 8,93% foi considerado baixo pela Comissão Organizadora do Vestibular, uma vez que muitos candidatos eram oriundos de outros estados.  

            Os candidatos tiveram até 3 horas para realizar a prova que se somará à nota obtida no ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio), relativa às quatro áreas do conhecimento. Eles puderam escolher entre as três temáticas oferecidas: “O poder antecipatório da tecnologia”, baseado num trecho do livro “Arroz de Palma”, de Francisco Azevedo”; “Nenhum Homem é uma ilha”, da obra do poeta inglês John Donne, onde Ernest Hemingway desenvolveu o romance “Por quem os sinos dobram”; e “Gostar de Gente”, baseado no artigo do médico e escritor gaúcho José de Jesus Camargo (JJCamargo).

        Mais de 70 pessoas ligadas à Universidade estiveram envolvidas no concurso que foi realizado nas salas de aula dos prédios 8 e 10.          As portas dos prédios foram abertas às 13h para que os candidatos pudessem acessar com tranquilidade os locais da prova.

        Os familiares dos vestibulandos também puderam conhecer toda estrutura oferecida pelo Curso de Medicina que está centralizada principalmente no prédio 11 do câmpus. O Coordenador do Curso, Sérgio Bigolin, e a Coordenadora Pedagógica, Míriam Wilk Wisniewski, acompanharam a visita. Eles informaram aos pais todo o investimento que vem sendo realizado nos últimos anos para viabilizar a implantação do curso e dar a segurança necessária para uma boa formação acadêmica.

        A lista dos aprovados será conhecida no próximo dia 29, às 10h, no site do vestibular.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS