Vereadora Sandra propõe convênio para realização de Ecografia Morfológica

Vereadores aprovaram, por unanimidade, proposição da vereadora Sandra Picoli, no qual solicita ao Poder Executivo firmar convênio com clínica para realização de exame de Ecografia Morfológica para gestantes de baixa renda.

 A Ecografia Morfológica tem por finalidade avaliar o risco de aneuploidias fetais e de diagnosticar as malformações congenitais durante o Pré-Natal e poderá ser realizado no 1º e 2º trimestre de gestação sendo critério de exclusão para a realização do exame de gestantes com idade gestacional superior a 24 semanas.

Parlamentar ressalta que o exame analisa toda a anatomia fetal e detecta a grande maioria das malformações graves; além disso, permite avaliar os marcadores ecográficos de anomalias cromossômicas e/ou genéticas.

A incidência de algum tipo de mal-formação é em torno de 2,8% do total das gestações; isto quer dizer que de cada 100 fetos examinados, três podem ter alguma tipo de anomalia. Muitas delas podem se apresentar em fases distintas da gestação.

“Esse pedido tem por objetivo beneficiar gestantes que comprovem baixa renda, pois o SUS não possui convênio clínico para a realização desse exame em Erechim, e a média de valores do mesmo fica em torno de R$ 300,00 impossibilitando a realização deste”, justifica.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS