Agilizar atendimentos e proporcionar cuidados mais efetivos à população no âmbito da saúde: estes são os objetivos do vereador Carlinhos Magrão (PSDB) com o pedido de providências protocolado na Câmara na última segunda-feira (14), em que solicita ao Poder Executivo que viabilize em Erechim, junto à Secretaria Estadual de Saúde, a implantação da regulação remota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A iniciativa, já implantada em cidades como Bento Gonçalves, Santa Cruz do Sul e Santa Maria, funciona da seguinte forma: médicos reguladores no município atenderão chamadas de urgência realizadas pelo 192 de sua área de abrangência e terão acesso remoto ao sistema da Central de Regulação Estadual para dar encaminhamento aos atendimentos. A partir deste sistema, será possível agilizar o acionamento das ambulâncias na cidade que originou a chamada, diminuindo a carga de telefonemas atendidos na Central Estadual.
Segundo Magrão, o projeto é de simples realização e seus resultados são bastante eficientes. “Ganharemos em velocidade e agilidade no atendimento de emergências, aumentando a possibilidade de que os profissionais da saúde salvem mais vidas. Nos municípios onde a regulação compartilhada do Samu foi implantada, o tempo de espera de cada chamada é reduzido em 50%. Agora, contamos com a sensibilidade do Poder Executivo para ajudar a viabilizar este importante projeto em Erechim”, afirma o parlamentar.