Vencendo a culpa

Há certo tempo ouvi uma música, cuja letra falava sobre o sentimento de culpa: “Como é difícil da culpa livre estar, meus olhos, minha alma, em águas profundas, afogaram o meu ser. Dia e noite, a lembrança machuca, pois ela sempre vem ferir o coração. Quão difícil é crer que livre estou. Desaloja as fortalezas que trazem culpa, pois elas sufocam minha alma sempre. Implanta em mim Tua rica justiça, pois Tu ó Cristo és minha grande paz. Espírito, ministra a Tua paz. De mim expulsa o acusador, livra-me do enganador. Ministra a Tua paz…”.

Tenho certeza de que alguma vez você já sentiu culpa por ter errado com uma pessoa que amava. Também deve ter realizado coisas que depois se arrependeu, ou então, sentiu-se culpado pela infelicidade de seus filhos. Precisamos descobrir o motivo da culpa que há em nosso coração. Sabemos que Deus reprova o pecado. Por isso, Ele permite que sintamos culpa, angústia e aflição sempre que desobedecemos aos Seus princípios. Você pode observar: Quem não se sente mal ao brigar com quem ama? Quem não fica desconfortável ao mentir? Quem não se sente aflito depois de trair o cônjuge? Qual filho sente-se bem após brigar com os pais? Quem comete um grande erro no trabalho e fica em paz? Todos erramos e sentimos culpa. A culpa começa de maneira leve até que nos sufoca, gerando choros descontrolados, palavras agressivas e até mesmo a depressão.

Você deve estar pensando: “Como viverei sem a culpa, se diariamente cometo erros?” A resposta está em 1 João 1:9 e em Romanos 5:1 – “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça. Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo”. Sempre que erramos e confessamos os nossos pecados, convencidos de que o ato praticado desagradou a Deus e que não desejamos tornar a praticá-lo, seremos perdoados. Não merecemos receber o perdão, mas, porque Jesus Cristo viveu, morreu e ressuscitou, somos capacitados a ser perdoados. A única maneira de receber o perdão divino é por meio de Jesus. Você deve crer que é através dEle você chega até Deus. Como você prova que crê em Jesus? Quando vive segundo o que a Bíblia fala, obedecendo aos princípios que ela contém. Não é preciso que homens religiosos lhe ouçam ou que você faça longas rezas para receber o perdão. Basta que você tenha uma Bíblia e uma boca. Você precisa apenas ler a Bíblia, abrir seus lábios e confessar seus pecados a Deus, pedindo Seu perdão.

Após confessar os pecados, creia que Jesus lhe providenciou o perdão, leia a Bíblia diariamente e aplique em seu dia a dia o que nela está escrito. O que mais é necessário para livrar-se da culpa? Nada! Agora, você deve apenas esperar, porque em breve o Espírito de Deus trará paz ao seu coração.

Por Eriberto Nespolo

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS