Vantagens da armazenagem de grãos na propriedade é abordada em Dia de Campo

A Emater/RS-Ascar, parceira da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), juntamente com a unidade do Sicredi, promoveram um Dia de Campo sobre Secagem e Armazenagem de Grãos na Propriedade, em Marcelino Ramos, nesta quinta-feira (27/02).

Na parte da manhã, os extensionistas rurais Carlos Angonese e Antonio Pondolfo palestraram sobre manejo de grãos, aeração, conservação, armazenagem, controle de pragas, bem como repassaram orientações para construção de unidade de armazenagem. As palestras aconteceram no Parque Natural Municipal Teixeira Soares. Eles destacaram as vantagens da armazenagem na propriedade, dentre elas, a manutenção da qualidade do grão, agrega valor ao produto, redução de custos com frete, aproveitamento das impurezas, viabiliza sementes.

O gerente da Unidade da Sicredi de Marcelino Ramos, Neuri Cassel falou sobre algumas linhas de investimento disponibilizadas aos produtores neste segmento.

A programação prosseguiu à tarde na propriedade do produtor Fernando Cassol, onde também funciona o 5º Rancho Rural. No local, os extensionistas da Emater/RS-Ascar, Angonese e Pandolfo, juntamente com a extensionista Ivete Bohm Kuhn, reforçaram as orientações sobre manejo, conservação e armazenagem do grão.

O Dia de Campo foi aberto pelo gerente adjunto Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Marcos Gobbo, pelo secretário municipal da Agricultura, Fernando Cassol e pelo gerente da unidade da Sicredi Neuri Cassel. Eles também acompanharam a programação. Os participantes, embora mantenham o grão na propriedade, avaliaram o evento como muito positivo pelas informações e troca de experiência entre eles. O município de Marcelino Ramos tem 40 unidades armazenadoras instadas nas propriedades, com capacidade de armazenagem de 100 sacas a 1.000 mil sacas.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS