Secretaria de Saúde alerta sobre doenças relacionadas ao uso do tabaco

O Dia Mundial sem Tabaco – 31 de maio – foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo e conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro.

De acordo com a OMS, o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram no Brasil, por ano, em decorrência do fumo.

O cigarro é composto por inúmeras substâncias nocivas ao organismo, que podem desencadear vários problemas de saúde, destacando-se: infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquio, infertilidade, dentre outros.

O enfermeiro da Secretaria de Saúde, Rene Antonio Pedroso explica que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) trabalham com orientações durante os atendimentos dos profissionais, em grupos de saúde e através de visitas domiciliares de Agentes Comunitários de Saúde.

“O município aderiu ao Programa nacional de combate ao tabagismo onde os tabagistas que desejam parar de fumar procuram a sua UBS de referência e através de uma avaliação clínica, poderão utilizar medicamentos para o tratamento do tabagismo, como por exemplo, adesivos de nicotina, fornecidos pela UBS mediante participação do fumante em grupos de fumantes ou através de uma abordagem individual”, destaca Rene.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS