Universidade completa 26 anos neste sábado

Vista aérea do câmpus II

 

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – completa mais um ano dedicado à formação de pessoas. Neste sábado, 19 de maio, está completando 26 anos de fundação. Nesse período, um novo grupo de diplomados passou a exercer as mais diferentes profissões contribuindo com o desenvolvimento de suas comunidades, seguindo caminhos percorridos por milhares de estudantes que por aqui passaram.

Esta é a primeira turma do Curso de Medicina

Neste ano, dois fatos podem ser destacados no câmpus de Erechim. O primeiro deles é o início da primeira turma de Medicina, curso esse que percorreu um longo caminho de sete anos até ser concretizado e autorizado pelo Ministério de Educação. Os primeiros acadêmicos de Medicina já estão em plena aula desde o dia 27 de fevereiro. A turma é composta por 55 acadêmicos provenientes de várias cidades da região e do sul do país.

Outro ponto a ser destacado é a criação do Curso de Medicina Veterinária, que está sendo ofertado neste Vestibular de Inverno, cujas inscrições estão abertas até o dia 05 de junho, juntamente com o Curso de Direito.

A URI é uma Instituição Comunitária e Multicâmpus, criada em 19 de maio de 1992. Em 2017, a Universidade passou por novo processo de recredenciamento e recebeu parecer favorável da Comissão Especial do MEC. Possui seis câmpus: Erechim, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Santiago, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo.

A URI Erechim, por seu lado, está consolidada e tem desempenhado uma função de extrema importância para o desenvolvimento regional há quase cinco décadas uma vez que antes atuava como Centro de Ensino Superior. A Instituição possui uma longa caminhada na área do Ensino Médio, com a Escola de Educação Básica, que está completando 41 anos. No Ensino Superior, são 28 cursos de graduação, somados ao novo Curso de Medicina e o de Medicina Veterinária.

Na pós-graduação, estão vários cursos de especialização, mestrados (Ecologia e Engenharia de Alimentos) e doutorado (Engenharia de Alimentos). Uma escola de língua inglesa complementa a oferta de opções de ensino oferecidas pela Instituição.

Conta, atualmente, com 4 mil alunos. Somente no ensino superior, são 3 mil acadêmicos distribuídos nas oito áreas do conhecimento. Milhares de famílias têm acreditado e investido no futuro de seus filhos na Universidade. A prova disso é que tem formado, anualmente, cerca de 600 jovens.

Todo trabalho desenvolvido pela Universidade está concentrado no campus I, campus II, num Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP) e uma Vila Olímpica.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS