Seminário analisa lutas, conquistas e novos desafios de Erechim

Atividade promovida pelo deputado Altemir Tortelli será seguida por homenagem ao professor Nédio Piran

Erechim 100 anos: Lutas, conquistas e novos desafios é o tema do seminário que o deputado Altemir Tortelli promove, na sexta-feira, dia 25 de maio, a partir das 17 horas, no Seminário Nossa Senhora de Fátima, em Erechim. A atividade integra as homenagens prestadas pelo parlamentar ao município da região do Alto Uruguai, onde ele nasceu, realizou sua formação e obteve a maioria dos votos para a Assembleia Legislativa em 2010 e 2014. Após o seminário, Tortelli entregará a Medalha do Mérito Farroupilha ao professor Nédio Piran.

Os palestrantes são os professores Anacleto Zanella, doutorando em História pela UPF, e o Doutor Sergio Schneider, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e de Sociologia da Ufrgs e a coordenação do debate estará a cargo do deputado Tortelli. O evento é aberto ao público.

O objetivo, de acordo com o parlamentar, é analisar a formação econômica, social e política do município e, a partir disso, projetar caminhos para o desenvolvimento de Erechim no próximos anos. “É uma oportunidade de refletir sobre os próximos anos e pensar em formas de planejar e organizar avanços e novas conquistas para a comunidade, os trabalhadores, a economia”, explica.

No dia 26 de abril, o parlamentar ocupou o espaço do Grande Expediente na sessão plenária do Legislativo com o tema “Erechim 100 anos: homenagem ao povo que faz pulsar o desenvolvimento do Alto Uruguai”.

Mérito Farroupilha

Na sequência do Seminário e em reconhecimento à contribuição dos trabalhadores na construção da história de Erechim, o deputado fará a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao professor Nédio Piran, doutor, pesquisador e autor de obras sobre a agricultura familiar e desenvolvimento sustentável. Atuou no magistério da rede pública estadual e foi professor universitário 1972 e 2017 e também esteve presente na construção de entidades e movimentos sociais rurais e urbanos, além de ter participado ativamente das atividades do Sinpro e Cpers. Foi fundador do PT e candidato a prefeito e deputado estadual. Desde a década de 80, participa do planejamento e aplicação das políticas de desenvolvimento da região. A Medalha do Mérito Farroupilha é a maior honraria concedida pelo parlamento. Foi instituída pela Resolução de Mesa nº 381, de 13 de dezembro de 1995, com o objetivo de homenagear cidadãos brasileiros ou estrangeiros que, por motivos relevantes, tenham se tornado merecedores do reconhecimento da Assembleia Legislativa do RS.

Homenagem aos trabalhadores que fizeram a história de Erechim

No encerramento, será anunciada homenagem a 100 trabalhadores que fizeram a história de 100 anos de Erechim. O ato de reconhecimento à atuação destes cidadãos e cidadãs será realizado na semana de 25 de julho, dia do agricultor familiar.

SERVIÇO:

Seminário Erechim 100 anos: Lutas, conquistas e novos desafios

Convidados:

Professor Anacleto Zanella

Professor Sérgio Schneider

Coordenação: Deputado Altemir Tortelli

Entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao professor Nédio Piran

Data: 25 de maio

Horário: 17 horas

Local: Seminário Nossa senhora de Fátima – Rua Sete de Setembro, 1305 – Erechim

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS