Unimed Erechim ministra curso de cooperativismo para novos cooperados

Médicos puderam conhecer melhor as práticas adotadas no dia a dia

Durante os dias 4, 5, 6 de dezembro, a Unimed Erechim recebeu novos médicos cooperados para mais uma edição do curso de cooperativismo. No evento, realizado no anfiteatro Dr. Sérgio Benito Maccagnini, eles puderam conhecer melhor o funcionamento da cooperativa.

O presidente da Unimed Erechim, Alcides Mandelli Stumpf, abriu os trabalhos. Ele falou sobre governança corporativa e cooperativismo. O médico pediatra enfatizou valores como ética, qualificação profissional, relação médico e paciente, transparência, valorização do trabalho, parceira, comunidade, qualidade e inovação. Reforçou ainda a visão estratégica da Unimed de 2014 a 2020: “ser reconhecida pela gestão eficaz e cocriação com todas as partes interessadas.”

As diretrizes organizacionais também foram abordadas pelo presidente, como a missão de promover por meio do cooperativismo, atendimento à saúde, oportunizando o trabalho médico conforme os preceitos éticos em sintonia com as necessidades sociais. “Atitudes de governança são multidimensionais. Toda ação realizada com os públicos de relacionamento gera um movimento, uma mudança, uma reação. Assim, cria-se um envolvimento coletivo voltado à evolução”, enfatizou Stumpf.

Na sequência, o vice-presidente, Paulo César Rodrigues Martins, falou sobre o Código de Conduta, documento que fornece diretrizes sobre padrões de comportamento éticos elevados no trabalho diário. “O código deve nortear todas as relações profissionais e ser reflexo de nossas condutas”, enfatizou.

Os assuntos abordados no Código de Conduta foram: condutas pessoais, condutas no local do trabalho, conduta nas relações comerciais, conduta em relação aos públicos de relacionamento externo, condutas em relação à sustentabilidade e a gestão de ética. “Os cooperados são fundamentais para a sustentabilidade do negócio, tanto no seu exercício profissional como no andamento da gestão da cooperativa”, finalizou o vice-presidente.

O assessor de Governança Corporativa da Unimed Erechim, Rubens José Munaretto, também falou aos novos cooperados, juntamente com a analista de Qualidade, Gisele Caldeira. O tema abordado foi o Sistema Integrado de Gestão da Unimed Erechim (SIGUE).

No segundo dia, o diretor de Educação, Mario Tormen, falou sobre o relacionamento com o cooperado e as práticas de relacionamento adotadas pela Unimed. Apresentou pesquisa de satisfação dos cooperados que em 2016 foi de 85,05%. “Gostaria de repassar para vocês que 2018 será o ano do cooperado”, afirmou Mario Tormen.

O diretor de Desenvolvimento, Gilberto Luis Federle, discorreu sobre a gestão da carteira de clientes e a satisfação dos mesmos. Repassou os tipos de planos que são comercializados pela Unimed, número de beneficiários, acompanhado da coordenadora Comercial, Diose Anele.

A responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), Rosane Folador, falou sobre as iniciativas adotadas pela Unimed Erechim para evitar acidentes. No encerramento de sua explanação citou James Reason: “Não podemos mudar a condição humana, porém, podemos modificar as condições em que nós trabalhamos”.

O diretor Financeiro, Paulo Roberto Medeiros Jaskulski falou sobre sinistralidade – o percentual da receita destinado para cobertura de custos assistenciais. “O gerenciamento eficaz da sinistralidade proporciona sustentabilidade para a cooperativa”, ressaltou Jaskulski.

No terceiro dia, o diretor Administrativo, Luiz Felipe Barreneche Leães, mostrou aos novos cooperados as diferenças de uma sociedade cooperativa e uma sociedade mercantil. “Aqui é uma sociedade de pessoas e não de capital e o objetivo principal é a prestação de serviços e não o lucro”. Falou sobre o funcionamento da Unimed em nível de Brasil, nos estados e nos municípios e mostrou as ferramentas utilizadas para melhorar a gestão. “O tempo passa muito rápido e nós precisamos e podemos fazer a diferença”, destacou.

O diretor Técnico, Elcio Marcos Zanardo, falou sobre a relação entre a cooperativa e a Operadora de Planos de Saúde. O dirigente também enfatizou medidas adotadas pela Unimed Erechim relativas à regulação econômica. Para finalizar, o médico Auditor Euclides Pires, discorreu sobre a importância do Código de Ética.

O curso de cooperativismo encerrou com a aplicação de uma prova aos novos cooperados sobre temas debatidos nos três dias de evento.

Os novos médicos cooperados da Unimed Erechim em estágio probatório são: Antonio Augusto Detoni, Anderson Madalozzo, Clarissa Molossi, Diego Dagostini, Diego Dexheimer, Edinéia Kleber, Mariana Tonin, Marcelo Lopes, Monique Fardo e Patrick Rech Ramos.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS