Unimed Erechim fala sobre estratégia e compliance para a Rede Prestadora
Prestadores de Serviços Assistenciais da Unimed Erechim participaram do primeiro encontro do Ciclo de Avaliações 2018. O evento foi realizado na noite de 11 de abril, no Anfiteatro Dr. Sérgio Benito Maccagnini e contou com a presença do Diretor Técnico, Elcio Marcos Zanardo. Foram apresentados novos aspectos da avaliação, o resultado da pesquisa de satisfação, estratégias para a Rede Prestadora e boas práticas de Governança, como o Planejamento Estratégico e o Programa de Compliance. Atualmente, a Rede Prestadora é composta por 83 serviços credenciados.
Conforme a supervisora da área de Gestão de Prestadores, Rosane Folador, os encontros fomentam o aprendizado e a implementação de melhorias que se transformarão em mais qualidade e segurança para o paciente.
Este incentivo à qualificação permanente advém do Planejamento Estratégico da Unimed Erechim, que além de assegurar o cumprimento de normativas e marcos legais, proporciona um ambiente de inovação, crescimento e desenvolvimento coletivo.
De acordo com a supervisora de Gestão da Sustentabilidade, Rúbia Cassiana Paiz, compreender onde cada público de relacionamento está inserido na estratégia da cooperativa é importante para o êxito do processo. “As mudanças no setor de saúde são constantes e por isso precisamos de um grande alinhamento. Quando há clareza sobre a condução da estratégia, absorver mudanças e colocar novos padrões em prática torna-se mais fácil e assertivo”, enfatiza.É neste contexto que está inserido o Programa de Compliance, em fase de implantação na Unimed Erechim. O trabalho visa a manutenção da conformidade em todas as ações desenvolvidas. Para o diretor Técnico, Elcio Marcos Zanardo, embora este seja um tema em ascensão no contexto atual do país, agir de forma correta, ética e limpa é uma atitude cotidiana.
“Tocar neste assunto é muito importante e simples: basta fazer tudo da maneira correta. Hoje, nenhuma instituição trabalha sem planejamento, estrutura e gestão de risco. Ao trazermos este tema para o primeiro encontro do ano, queremos fomentar boas práticas e qualificar ainda mais o setor de prestação de serviços de saúde”, afirma o diretor.
Durante 2018, outros três eventos voltados à Rede Prestadora devem ser realizados, com temas sinalizados pelos próprios credenciados em Pesquisa de Satisfação.