Unimed Erechim completa 49 anos em franco processo de Transformação Digital

Mais de dez projetos estão em desenvolvimento, prototipação e operacionalização neste momento, na cooperativa médica

Ao completar 49 anos nesta segunda-feira, 5 de outubro, a Unimed Erechim avança em um grande marco de sua história: a transformação digital. O projeto está fundamentado em três horizontes de crescimento e contempla ações voltadas à eficiência operacional, incorporação de novas tecnologias e inovações disruptivas. O objetivo, segundo o presidente Luiz Felipe Barreneche Leães, é atuar diretamente na performance dos processos, tornando-os mais simples e eficazes.

“A sustentabilidade do nosso negócio exige um novo mindset organizacional, capaz de garantir o melhor cuidado e experiência às pessoas com quem nos relacionamos. Isto envolve uma mudança cultural complexa e abrangente, mas perfeitamente possível e necessária”, explica.

Um exemplo bem sucedido foi a primeira Assembleia Geral Ordinária Digital, no mês de julho. Equipes de diversos setores trabalharam em sinergia para garantir aos cooperados uma experiência segura, positiva e alinhada aos princípios de governança e compliance.

Outro case de sucesso é o cuidado remoto e sistemático proporcionado pelo Serviço de Medicina Preventiva aos clientes do grupo de risco, durante o período de isolamento social impelido pela pandemia da Covid-19. O modelo está em aprimoramento e poderá ser replicado a outras linhas ofertadas pelo serviço.

No Hospital Unimed, uma boa prática também está em expansão: as ações voltadas à segurança do paciente. Além de treinar seus colaboradores permanentemente, a instituição hospitalar passou a disponibilizar o aplicativo Safety4me, que contribui para uma jornada de saúde ainda mais segura. Por meio da ferramenta, é possível conversar com a equipe e avaliar sua experiência no Hospital. Agora, o projeto está sendo replicado nos outros serviços próprios.

Dentre os novos recursos tecnológicos em estudo e análise, está um aplicativo destinado ao agendamento de consultas. Na plataforma será possível buscar médicos por nome ou especialidade e sugerir qual data, turno e horário o beneficiário deseja consultar. A previsão é de que o aplicativo esteja disponível até o final deste ano.

Também no ambiente digital, a cooperativa fortaleceu laços com a sociedade, por meio do Projeto Transformação Social: ação local, impacto global. Durante os meses de agosto e setembro foram realizados sete módulos sobre práticas de negócio, de forma on-line e gratuita, com foco na melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. A atividade, promovida pela Unimed Erechim juntamente com o Instituto Unimed Erechim e o Instituto Unimed Rio Grande do Sul, contou com a parceria de renomadas instituições locais e regionais.

Nas mídias sociais, o destaque vai para as lives com participação de médicos cooperados. A cada quarta-feira, uma pauta de saúde é abordada por especialistas de forma simples e prestativa, contribuindo para que a população mantenha seus cuidados de saúde, mesmo em período de distanciamento social.

Já no ambiente físico, a novidade é a Farmácia Unimed Avenida Pedro Pinto de Souza, no centro de Erechim, que chega para oferecer uma experiência de compra diferenciada e conectada às novas necessidades dos consumidores. Produtos veganos, orgânicos e naturais passam a integrar o portfólio da quarta unidade da rede.

Além desses, outros dez projetos estão em desenvolvimento, prototipação e operacionalização na primeira fase da transformação digital, que considera ainda o desenvolvimento profissional das equipes. O empenho tem resultado, inclusive, na elevação da satisfação e do número de clientes.

“Ainda estamos em um cenário desafiador devido à pandemia. Mas trabalhamos incansavelmente para honrar os compromissos assumidos. Isto só é possível com o total engajamento de dirigentes, Conselho de Administração, Conselho Fiscal, coordenadores de áreas, assessores, colaboradores e médicos cooperados – a quem fazemos um agradecimento especial pela participação ativa, não apenas na vida da cooperativa, mas em cada etapa que envolve a jornada do paciente”, enfatiza o presidente.

Com o aniversário de 49 anos, a primeira Unimed do Rio Grande do Sul inicia a contagem regressiva para o cinquentenário. Fundada em 1971, a cooperativa médica conta atualmente com 244 médicos, mais de 260 colaboradores e cerca de 22 mil clientes, em 35 municípios. Sua sede é o Centro de Qualidade de Vida Unimed, um complexo de saúde que contempla Hospital, Laboratório de Análises Clínicas, Centro de Diagnóstico por Imagem, Clínica de Fisioterapia, Saúde Ocupacional e Medicina Preventiva. Em Erechim, dispõe ainda de três Farmácias. Na cidade de Getúlio Vargas, a população pode usufruir de uma Farmácia e da Unidade de Coleta de Exames Laboratoriais.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS