Uma Lição de Vida no Projeto “No Cinema e na Vida”

O município, através da Biblioteca Municipal, realiza, dentro do Projeto No Cinema e na Vida, a apresentação do filme Uma Lição de Vida, nesta quinta-feira, dia 6, às 19h, numa coordenação de Maria Emília Bottini e comentário de Miriam Cansian.

O filme Uma lição de vida, é baseado em fatos reais e narra a história de um queniano chamado Maruge um antigo veterano Mau Mau, que aos 84 anos de idade ainda tem o sonho de aprender a ler e escrever, e vê essa possibilidade ao ouvir um comunicado do governo sobre um programa de Educação para todos, e então decidiu se matricular na escola.

Maruge durante sua vida lutou pela liberdade de seu pais, foi preso e torturado, sofreu muito, perdeu sua família pela luta e vê no aprendizado uma forma de lidar com tudo isso. Ao chegar no portão de uma pequena escola no topo de uma montanha no Quênia para se matricular, se deparou com milhares de crianças que se acotovelavam por uma chance de educação gratuita recém prometida pelo governo.

Foi difícil ser aceito, foram vários dias indo à escola e implorando por uma vaga, conseguiu sapatos, uniforme, materiais até ser aceito pela professora com desconfiança, que aos poucos percebe a pureza de suas intenções.

Mas não parou por aí, foi perseguido dia a dia, pelos alunos, pais dos alunos, onde sofreu retaliações até do governo que não queria disponibilizar recursos, já tão escassos com um idoso, mas com o apoio da professora enfrentam a oposição.

O filme explora as relações extraordinárias entre os jovens alunos e o idoso com humor e vitalidade.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS