“Uma das melhores opções do mercado é a antecipação de recebíveis”, afirma Tulio Lichtenstein

No TL News desta quarta-feira (20), o empresário e diretor da Express Soluções Financeiras, Tulio Lichtenstein, desmistificou um tema que gera dúvidas, a antecipação de recebíveis.  O assunto é muito mais simples do que você pensa, é uma vantagem para quem faz a venda, quanto para quem precisa de prazos maiores no parcelamento de uma compra.

Antecipação de recebíveis

Muito se ouve “das instituições financeiras, empresas de fomento comercial, de crédito, falar sobre os descontos de recebíveis. Um recebível é um cheque pré-datado, uma venda a prazo ou duplicata”, disse Lichtenstein.

Sendo assim, a pergunta frequente é: quando recorrer a antecipação de recebíveis? “Hoje, a compra de matéria-prima, equipamentos, cumprir com os pagamentos da empresa, funcionários, capital de giro, são utilidades que você pode atrair no dia-a-dia com antecipação de cheques/duplicatas”, explicou o empresário.

Ainda relatou que muitas vezes há uma desencaixe no prazo de compra e de venda. “O prazo de compra e pagamento do fornecedor é 15, 30, 45 dias. Mas, para se tornar competitivo frente ao mercado é preciso dar 30, 60 dias de prazo. Pagar num prazo curto e vender num prazo longo, ao invés de recorrer a linha de crédito, tem a possibilidade de antecipar recebíveis”, sugeriu.

Profissionais liberais, autônomos, MEIs ou qualquer empresa habilitada que tenha um recebível que seja oriundo de uma “venda real, negociação, pode recorrer a uma instituição e fazer a antecipação”, afirmou.

Desvantagem/risco

Para Tulio Lichtenstein, não há desvantagens, nem riscos, apenas uma cultura equivocada. “Existe uma cultura na nossa região e interior do Estado que quando você recorre a antecipação de recebível, a empresa está com dificuldade, não tem mais crédito no mercado e não sabe mais onde buscar alternativas. Aí que vem o grande engano, muitas vezes acaba pagando título em cartório, parcelas de financiamentos com multa, com receio de fazer a antecipação de recebíveis. Eu só enxergo benefícios, da poder de barganha frente ao fornecedor, consegue deixar o capital de giro em dia, comprar equipamentos, manter pagamentos”, elencou.

Ainda trouxe um dado das empresas de fomento mercantil, securitizadoras e fundos de investimentos. “Em 2021 houve R$ 35 bilhões de antecipações realizadas. O mundo, o país, está migrando para novas linhas de crédito e uma das melhores opções do mercado é antecipação de recebíveis”, finalizou.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS