UFFS reúne pesquisadores de diferentes países em evento sobre Educação do Campo

Atividades iniciaram na manhã desta quinta-feira e seguem até amanhã. Lançamentos de livros, debates e apresentação de trabalhos compõem a programação

Mais de 200 pessoas participam, nesta quinta e sexta-feira (13 e 14), do IV Seminário de Educação do Campo da Região Norte do Rio Grande do Sul e III Colóquio do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Estudos Agrários, Urbanos e Sociais (Nipeas), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Os eventos têm por objetivo o fortalecimento teórico e prático das ações de sistematização e organização da participação em práticas educativas, desenvolvidas com as classes trabalhadoras, enraizadas na perspectiva da Educação do Campo e da Educação Popular.

Na manhã de hoje, após a solenidade de abertura, a professora Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ministrou a primeira conferência, abordando os Direitos Humanos e a Cidadania.

A partir das 13h30 iniciam os painéis com relatos de representantes das Escolas do Campo da região. De forma paralela, cerca de 60 alunos de escolas públicas da participarão de oficinas sobre artesanato indígena, arte e cultura e ensino de ciências.

À noite haverá lançamentos de livros e, às 19h, mesa redonda sobre a conjuntura da América Latina com a participação de representantes da Universidad Nacional de Rio Cuarto e da Universidad Nacional das Misiones, entre outras instituições.

A programação completa, que segue até amanhã, terá ainda a apresentação de pelo menos 30 trabalhos acadêmicos. Mais informações no site https://ivforumeducampo.wixsite.com/meusite.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS