UFFS e UEA abrem inscrições para VI Transfronteiras e VI Seminário Interdisciplinar em Ciências Humanas

Trabalhos podem ser submetidos até o dia 20 de setembro; eventos ocorrem de forma remota entre 20 e 22 de outubro

Está aberto, até o dia 20 de setembro, o prazo para submissão de trabalhos ao VI Transfronteiras e VI Seminário Interdisciplinar em Ciências Humanas: “Caminhos Epistêmicos e Diálogos Interdisciplinares”. Os eventos, que ocorrerão de forma remota entre os dias 20 a 22 de outubro, são promovidos pelos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICHs) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Os trabalhos científicos a serem submetidos devem versar sobre temas contemplados na grande área das Humanidades, realizados por discentes de graduação, pós-graduação, além de professores mestres e/ou doutores. Os eventos também aceitam inscrições para ouvintes – neste caso, o prazo é até dia 8 de outubro.

O Transfronteiras, evento da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), é realizado nas cidades de Manaus e Tefé, polos do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH). Foi criado em 2016, por meio da articulação entre os corpos discente e docente. O evento constitui-se como um espaço acadêmico, político e cultural, aberto para debates e reflexões nas temáticas interdisciplinares e formas de saberes, propiciando voz aos mais diversos atores sociais. Em 2021, segundo ano em que as atividades ocorrerão em formato virtual, o Transfronteiras chega a sua sexta edição e, de forma inédita, apresenta-se em parceria com o PPGICH da UFFS.

Por sua vez, o Seminário Interdisciplinar em Ciências Humanas, da UFFS – Campus Erechim, surgiu em 2015, de forma paralela à criação do PPGICH. De caráter anual, o evento tem por objetivo reunir e fomentar discussões, ideias e debates entre docentes e discentes acerca das mais diversas temáticas que compõem o campo das Ciências Humanas. Primando pela pesquisa a partir da proposta e postura interdisciplinar, tem o intuito de construir um conhecimento globalizante e romper com os limites rígidos das disciplinas.

A realização de um evento em conjunto surgiu do contato e troca de ideias entre discentes, docentes e coordenações dos dois Programas de Pós-Graduação. A similaridade entre as perspectivas, pautadas pela primazia da interdisciplinaridade em suas relações com o conhecimento, tornou possível a realização do presente evento, que tem por objetivo aprofundar, aprimorar e enriquecer esse vasto campo de saberes, rompendo não somente com as fronteiras disciplinares, mas também com as geográficas, ao conectar Norte e Sul do Brasil em prol de uma nova relação nas Ciências Humanas.

A programação completa dos eventos está disponível em https://bit.ly/3AcBxNQ, onde é possível conferir, também, os templates para os trabalhos e outras informações importantes.

Contatos

E-mail: [email protected]

Facebook: www.facebook.com/vitransinter

Instagram: www.instagram.com/transfronteiras

Blog: https://linktr.ee/transfronteiras

 

Assessoria de Comunicação 

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim
Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS