UFFS atuará na formação de 158 professores da região no próximo ano

Ação faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

Ocorreu na segunda-feira (18), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, a primeira reunião técnica do grupo de professores da região que participará de uma formação relativa ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Com o compromisso de contribuir para a qualificação do ensino público na região onde está inserida, a UFFS – Campus Erechim assumiu, em outubro, a responsabilidade pela formação de 158 professores selecionados pelas prefeituras de 61 municípios da 7ª e 15ª Coordenadorias Regionais de Educação do Rio Grande do Sul. Estes professores, por sua vez, farão a formação de outros 3.950 docentes da Pré-Escola, do 1º ao 3º ano e dos Anos Finais do Ensino Fundamental das escolas públicas da região.

Para realizar tal tarefa foi constituída, via edital, uma equipe de 11 formadores estaduais e regionais, entre professores da UFFS, de demais instituições de Ensino Superior e da rede pública de ensino. Sob coordenação da professora Zoraia Aguiar Bittencourt, o grupo tem por objetivo organizar formações presenciais e a distância para os professores que atuarão como formadores de outros docentes das escolas.

Nos meses de novembro e dezembro foram realizadas atividades a distância e, entre março e maio de 2018, a UFFS receberá esses profissionais para atividades presenciais.

Para dar início ao trabalho, na segunda-feira a equipe PNAIC/UFFS, em parceria com as coordenadoras regionais de educação Alessandra Orsato e Marilene Schafer, realizou uma reunião técnica com os coordenadores locais de cada um dos 61 municípios. A UFFS apresentou o grupo de profissionais da Instituição que fará a formação no próximo ano. A reunião serviu também para que o grupo conhecesse os profissionais indicados pelas prefeituras para coordenar o PNAIC em seus municípios, esclarecer possíveis dúvidas sobre as atribuições da UFFS, bem como organizar coletivamente o acompanhamento e o monitoramento das ações de formação.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido desde 2012 pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios, no sentido de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Em 2017, uma das mudanças foi a inclusão da Pré-Escola e do Programa Novo Mais Educação (PNME) como partes integrantes dessa mesma política, que prevê investimentos na formação dos professores da rede pública dessas etapas escolares.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS