Três cursos da URI Erechim ficam com ótima nota no ENADE

Curso de Arquitetura e Urbanismo também dispõe de estrutura adequada para um ensino de qualidade
Laboratórios de Nutrição se constituem em diferencial de ensino

Os Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Farmácia e Nutrição da URI Erechim ficaram com nota 4, de um total de 5, no ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), prova realizada pelos acadêmicos do último ano de cada graduação que avalia o processo de aprendizagem nas universidades brasileiras.

Para a Coordenadora do Curso de Nutrição, Vivian Polachini Skzypek Zanardo, o Enade é uma prova importante, pois ao ingressarem num curso, os alunos buscam sempre uma formação de excelência, para qualificá-los para o mercado de trabalho, e as universidades colaboram com o desenvolvimento de suas habilidades e competências, valores éticos, através de um corpo docente que busca atualização permanente na área de formação desejada, sem medir esforços, para com todos os discentes.

“Para o Curso de Nutrição, a aprendizagem é uma troca de saberes constante, entre aluno e professores, através de pesquisa, ensino e extensão, aliando a teoria das evidências científicas à prática realizada em laboratórios da Universidade (interdisciplinares e específicos), nos estágios e atividades de extensão com instituições parceiras e junto à comunidade, onde o desenvolvimento das habilidades e competências, valores éticos e humanos, é realizado com a colaboração de um corpo docente qualificado, preocupado com a aprendizagem dos alunos além da ciência, a fim de se tornarem profissionais capacitados para o mercado de trabalho, aptos para atuarem nas diversas áreas da Nutrição, visando à segurança alimentar e à atenção dietética da comunidade”, frisou a Coordenadora.

Para a Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Sara Roesler, “foi uma alegria receber essa notícia. É o primeiro ENADE do curso e já recebemos conceito 4, o que colocou o curso em décimo lugar no estado”. Para a professora, isso reflete o empenho e a dedicação de uma equipe composta pela direção, professores, funcionários e acadêmicos, que têm construído o curso com muita responsabilidade e envolvimento. “No nosso curso, a busca constante pela qualidade no ensino, pesquisa e extensão, que fazem parte da formação de um profissional qualificado para o exercício da profissão, tem como base uma perspectiva humanística, crítica, reflexiva, ética, cidadã e sustentável. Por isso, temos muito orgulho dos profissionais que estamos formando e muito a agradecer às turmas 2015 que nos representaram tão bem no ENADE”, conclui a coordenadora.

Curso de Arquitetura e Urbanismo também dispõe de estrutura adequada para um ensino de qualidade

O Coordenador do Curso de Farmácia, Luiz Carlos Cichota, também se manifestou a respeito da nota 4 no ENADE. “Essa nota é fruto de muito trabalho de várias pessoas. Tenho muito orgulho de coordenar um Curso com tanta gente comprometida. A simplicidade, a beleza e o som gostoso de um “obrigado” estão cada vez mais difíceis de encontrar. A vida corre; a luta pela sobrevivência é intensa; a praticidade se impõe. Tudo isso faz com que os pequenos gestos de atenção, de gentileza, fiquem esquecidos. Entre eles, as manifestações  de agradecimento. Sim, agradecer é uma arte. Quando se agradece, não basta a simples repetição mecânica de palavras; é necessário que elas contenham o brilho da sinceridade e o calor da verdade de quem agradece. Então, não podíamos deixar passar em branco e nem esquecer de agradecer aos professores do colegiado do Curso de Farmácia, extremamente comprometidos com o Curso. Também agradecer à diretoria do câmpus pelo apoio e incentivo. Enfim,  agradecer a todos os setores pela atenção dispensada quando precisamos de ajuda, pois sempre estão prontos para auxiliar. Por último, agradecer de forma especial a Turma 2015 que realizou a prova do ENADE com muita responsabilidade e dedicação. Que o Grande Arquiteto do Universo ilumine a todas as pessoas comprometidas com a nossa Universidade”, frisou o professor.

Um outro fator que mede a qualidade de um curso é o IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos observado e esperado), que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem. Nesse quesito, o Curso de Engenharia Mecânica da URI Erechim teve nota máxima (5), enquanto os cursos de Enfermagem, Engenharia Elétrica e Fisioterapia tiveram nota 4. Nutrição e Farmácia também tiveram a mesma nota neste ítem.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS