Três comportas do sistema de proteção contra cheias do Guaíba são fechadas

Três comportas do sistema de proteção contra cheias do Guaíba, em Porto Alegre, foram fechadas preventivamente nesta segunda-feira (24) devido ao aumento do volume das águas dos afluentes do lago e à ação do vento sul, que contribui para o represamento do Guaíba.

As comportas vedadas são a 4 (avenida Sepúlveda), 6 (Catamarã) e 11 (avenida São Pedro). Outras seis estão fechadas permanentemente e três permanecem protegidas com sacos de areia. Inicialmente, os portões 1 e 2 permanecerão abertos.

Na Zona Sul da Capital, a avenida Guaíba foi bloqueada na manhã desta segunda devido aumento do nível do lago, que ultrapassou 3,41 metros na régua instalada na Usina do Gasômetro. A cota de alerta é de 3,15 metros, e a de inundação, de 3,60 metros.

Região Metropolitana

Dezenas de famílias de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, tiveram que deixar suas casas novamente na noite de domingo (23) e na manhã desta segunda devido a inundações causadas pelo aumento dos níveis do Guaíba e do rio Jacuí.

No município de Guaíba, a prefeitura emitiu um alerta à população para o risco de inundações. “A Defesa Civil de Guaíba orienta a todos que se encontram em áreas de risco, nas margens do lago, que busquem um local seguro ou dirijam-se ao abrigo municipal do Ginásio do Coelhão”, afirmou o Executivo municipal.

Fonte: O Sul

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS