Três Arroios alcança o 12º melhor índice municipal de educação do Estado do RS

O governo do Rio Grande do Sul divulgou, nesta terça-feira (5), os resultados do Índice Municipal da Educação do RS (Imers), considerado essencial para colocar em prática a proposta de incluir a educação como critério para a distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
São os resultados das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) de 2022.
Na avaliação, Três Arroios alcançou o 12º lugar no ranking e está entre os melhores municípios do Estado, com o índice IMERS de 75.17.
Para a secretária da Educação, Sirlei Gazzoni, “a educação é uma das áreas mais importantes para o desenvolvimento de uma sociedade melhor. Além disso, o acesso ao ensino de qualidade é um direito de toda a população, sendo papel das instituições de ensino garanti-la aos alunos matriculados. Uma das formas de alcançar esse objetivo é contar com profissionais capacitados no ambiente escolar para exercer as suas funções.
Ainda, de acordo com a secretária, nos últimos anos, as mudanças tem sido mais intensas e rápidas, vários e grandes avanços tecnológicos trazem novas tendências para o mercado e consequentemente para a educação e os profissionais precisam saber acompanhá-los. Por isso o município tem investido em formação continuada de professores buscando qualificar o quadro.
Buscamos formas de adquirir habilidades pessoais que façam diferença no dia a dia de sala de aula, um conjunto de atividades, cursos, treinamentos e reflexões que visam melhorar as práticas pedagógicas, enriquecer o repertório de conhecimentos, promover a troca de experiências e aprimorar as competências dos educadores, para transmitir aos nossos alunos. Esse resultado é mérito dos alunos e seus familiares, dos educadores e secretaria de educação juntamente com a Administração Municipal, que investe na educação.
CONFIRA O RESULTADO:
Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS): 75.17333,
Posição no ranking: 12°
Índice de Qualidade da Alfabetização (IQA): 82,381
Índice de Qualidade dos Anos Iniciais (IQI): 72,778
Índice de Qualidade dos Anos Finais (IQF): 44,991
Índice de Aprovação (IA): 100
O marcador, construído a partir da aplicação das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) nas redes municipais de ensino no ano passado, apresenta dados sobre o desempenho nos municípios com base na avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. A taxa de aprovação dos estudantes em todos os anos também é levada em consideração.
ICMS na Educação
Com o novo critério, as provas serão aplicadas anualmente pela Seduc nos municípios, o que permitirá avaliar a evolução dos indicadores.
“O Imers representa uma nova fase para a elaboração das políticas educacionais no Estado. Ao mesmo tempo em que fortalece o Saers, também se apresenta como uma ferramenta de gestão e ratifica a importância do uso de dados e evidências na missão de garantir a educação de qualidade”, destacou a secretária em exercício da Seduc, Stefanie Eskereski.
Além dos resultados do Imers, está sendo disponibilizada a Participação no Rateio da Cota-parte da Educação (PRE), que indica, na prática, os valores que serão recebidos pelos municípios a partir do critério da educação. Além do Imers, fazem parte da composição da PRE informações referentes a população, número de matrículas na rede municipal de ensino fundamental e número de alunos em situação vulnerável.
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