Transformação digital: a partir de julho, 52% dos serviços públicos poderão ser abertos de forma on-line ou via aplicativo em Erechim
Um dos planos do governo Polis e Flávio, apresentado durante a campanha era a transformação dos processos públicos municipais. Esse, foi o assunto de uma das entrevistas realizadas pela Rádio Cultura e Jornal Boa Vista.
O secretário de Gestão e Governança de Erechim, Edgar Marmentini e a secretária de Administração, Izabel Ribeiro, relataram que a transformação digital envolve todas as secretarias do município. A iniciativa faz parte do programa Investe + Erechim, que tem como meta atingir R$ 1 bilhão em investimentos públicos e privados.
“Cabe resgatarmos na história que quando elaboramos o plano de governo, nós constituímos um grupo para começarmos a pensar a transformação digital. Levamos para a campanha e quando assumimos, tivemos uma parceria do grupo de gestão pública do CODER e vários atores da prefeitura”, relembrou Marmentini.
Para o secretário a transformação digital é muito mais ampla do que se imagina. “Uma das primeiras ações foi criar o comitê de simplificação e desburocratização, para que pudéssemos ter uma leitura precisa da prefeitura. Com o comitê trabalhando desde março de 2021, alinhamos várias pautas, sistema, papel zero e digitalização de processos”.
Ele também elencou algumas das iniciativas já realizadas pela municipalidade: “implantamos esse ano o IPTU digital e já deu resposta, arrecadamos R$ 4,8 milhões há mais no primeiro semestre. A secretaria do Meio Ambiente está totalmente digitalizada, secretaria de Desenvolvimento Econômico 80%, secretaria da Fazenda está andando bem na digitalização e vamos chegar em todas as pastas”, relatou.
A redução de custos passa também pela iniciativa do papel zero. Izabel Ribeiro, comentou que o arquivo central da municipalidade conta com em torno de 40 mil caixas, cada uma com cerca de 600 folhas. “Não tem mais lugar para colocar papel, teríamos que ter mais espaço. Só ano passado foram abertos mais de 28 mil processos. Desde o ano passado, começamos a diminuição”, comentou.
Ainda disse que em 2020, a prefeitura imprimiu 4.493.436 folhas (mais de 4 milhões) ao longo do ano contando todas as secretarias e serviços da administração pública, o que custou ao município mais de R$ 490 mil, e, em 2021, foram 4.825.591 impressões (quase 5 milhões) em papel com custo superior a R$ 459 mil.
Conforme a secretária, a diminuição gradativa no uso do papel só está sendo possível pela mudança de comportamento e de cultura dos servidores públicos e, também, pela colaboração da comunidade. “Estamos mudando uma prática, uso do papel, que sempre foi a base de todos os processos, documentos e ações da gestão pública. Mas o objetivo é chegar a zero, e estamos neste caminho. A partir de julho, 52% dos serviços públicos poderão ser abertos de forma online ou via aplicativo em Erechim”, finalizou.