Termina nesta quinta o prazo para o licenciamento dos veículos com placas com finais de 1 a 5

O prazo para os proprietários de veículos com placas terminadas em 1, 2, 3, 4 e 5 regularizarem o licenciamento deste ano termina nesta quinta-feira (30).

Segundo o DetranRS (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul), motoristas que ainda possuem débitos em aberto, como quem quitou apenas o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), devem efetuar os pagamentos pendentes.

Já os veículos com placas com finais 6, 7, 8, 9 e 0 têm até o dia 31 de julho para quitar o licenciamento, estando o documento de 2021 válido até essa data.

O licenciamento anual é composto pelo IPVA, que tem calendário diferente; seguro obrigatório DPVAT (a tarifa em 2022 é zero para todos os veículos); taxa de licenciamento anual e eventuais multas vencidas. Será considerado devidamente licenciado o veículo cujo proprietário quitar todos os itens, desde que não haja nenhuma outra pendência bloqueante, como comunicação de venda sem transferência ou recall em atraso, por exemplo.

O DetranRS recomenda que o proprietário verifique se o veículo foi efetivamente licenciado acessando o site oficial www.detran.rs.gov.br e clicando no link “consulta de veículo”.

O certificado de licenciamento CRLV em papel moeda não é mais emitido em todo o País. Atualmente, o padrão é o documento digital, acessado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Caso queira, o proprietário tem a opção de imprimir uma versão em papel A4.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS