Teste vocacional leva aluna do Barão à Polônia

A descendência polonesa, somada ao interesse por Arte e Cultura levariam Monique Smilewski, aluna do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco (IABRB), a conhecer as Universidades de Varsóvia e Cracóvia, na Polônia, em novembro. A decisão pela viagem, no entanto, faria com que a estudante tivesse que deixar de fazer as provas do Enem e de alguns vestibulares.

O retorno ao seu teste vocacional, aplicado pela psicóloga do Barão e Presidente do Jupem, Mônica Kieling, trouxe a Monique muito mais do que a certeza pela área profissional, a conversa também foi a oportunidade de alterar a data da viagem e de contar com todos os custos pagos pela Politechnika Łódzka (PŁ), de Łódź, na Polônia. A nova data da viagem, com embarque no dia 4 de agosto, sinaliza que a estudante também não precisará deixar para trás as possibilidades que planeja para o ingresso no Ensino Superior.

“A pedido da BRASPOL/RS, estávamos buscando jovens entre 16 e 20 anos, com descendência polonesa e que soubessem se comunicar em inglês e polonês. O principal objetivo do governo é apresentar o país aos jovens, para que visualizem essa janela de possibilidades de estudo e trabalho”, explica a psicóloga. Descendente de poloneses, Monique cresceu ouvindo os avós se comunicarem por meio do idioma. Com a viagem, no entanto, foi preciso garantir muito mais do que o reconhecimento da língua, “estou aprendendo polonês e ainda vou poder praticar o meu inglês. É uma oportunidade incrível de ter contato com uma nova cultura e um processo que vai me ajudar a tomar a decisão pela profissão que desejo seguir”, contata a estudante.

“O povo polonês é bastante acolhedor e enfrenta um contexto de envelhecimento e baixos índices de natalidade. A cultura é algo extremamente valioso para eles, pois foi através do folclore que, em tempos de guerra, eles cantavam suas dores e alegrias. A esperança é que os jovens, mesmo que de outros países, ajudem a preservar esta cultura”, complementa a psicóloga.

Nas três semanas que passará na Polônia, a estudante do 3º ano do Barão participará do programa da Escola de Verão em Łódź, onde terá aulas de língua polonesa, conhecerá Cracóvia, Wadowice (a cidade do Papa) e Varsóvia.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS