A forte chuva que atingiu o Rio Grande do Sul no fim da tarde deste domingo deixa 226 mil pontos sem luz. Conforme a CEEE Equatorial, as equipes operacionais estão mobilizadas para normalizar o fornecimento de energia em sua área de concessão. As condições climáticas adversas, com alto volume de descargas atmosféricas e fortes rajadas de vento, provocaram danos à rede, incluindo o desarme de linhas de transmissão. Neste momento, a interrupção no fornecimento de energia atinge 114 mil clientes. As regiões mais atingidas são Metropolitana e Litoral, além de municípios da Região Carbonífera.
Já a RGE, informa que o temporal afetou de forma intensa a área de concessão da empresa, com grande volume de chuva, descargas atmosféricas e fortes ventos, interrompendo o fornecimento de energia de 112 mil clientes em diversos municípios. Os danos na rede elétrica foram provocados, principalmente, por galhos, árvores e objetos arremessados pelo vento.
A empresa alerta que a população deve ficar longe de fios partidos ou galhos de árvores que estejam caídos sobre a rede elétrica. A orientação nesses casos é acionar imediatamente a RGE e o corpo de bombeiros e aguardar o atendimento. O alerta de tempestade da defesa civil é válido até 10 horas da manhã desta segunda-feira. Em caso de emergência, ligue 199 ou 193.
Fonte: Correio do Povo