Tecnologia é foco de primeiro encontro Cidades Digitais em Erechim

Nesta quinta-feira (30) Erechim sedia, até o final do dia, o Iº Fórum de Cidades Digitais do Alto Uruguai. Tendo como local o Salão de Atos da Universidade Regional Integrada (URI) compuseram a mesa diretiva na abertura, pela manhã, o Prefeito Luiz Francisco Schmidt, o Diretor da Rede Cidades Digitais José Marinho, o representante da AMAU Beto Bordin, e o Diretor Acadêmico da URI Adilson Stankiewicz. Secretários, vereadores e estudantes também compuseram a plateia do encontro de iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

O evento gratuito, promovido em parceria entre o Poder Executivo e a Rede Cidade Digital, pauta para os gestores públicos a área de tecnologia no desenvolvimento dos municípios. Objetivo destacado pelo diretor da RCD, José Marinho, ao abrir os trabalhos afirmando que “tecnologia é um assunto que independe do tamanho ou da localização de uma cidade. Todas devem ter acesso e interagir”.

Em seu pronunciamento, Luiz Francisco Schmidt enfatizou o fato de Erechim sediar pela primeira vez o Fórum, sua importância para toda a Região e o reflexo da tecnologia no cotidiano das pessoas. “As redes sociais aproximam e tornam possível falar com milhares de pessoas ao mesmo tempo. E os recursos tecnológicos nos auxiliam muito também no campo da gestão pública onde não podemos e nem devemos nos esconder, mas sim buscar sempre o melhor”. O Prefeito ainda completou: “os que estão aqui hoje querem aprender, e todos os dias são próprios para isso”.

Em meio a exemplos da utilização eficiente de recursos tecnológicos Erechim foi premiado com a entrega do título de “Projeto Inovador Alto Uruguai” ao Município, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Vanir Clara Bombardelli, Secretária da Pasta, juntamente com representantes da Smed, recebeu a homenagem ao projeto “Robótica para alunos das escolas públicas”.

O momento de valorização do trabalho foi retratado nas palavras do Diretor de Informática Educativa da Smed. Neumar Cardoso afirmou que “esse projeto, iniciado apenas no ano passado, já envolve professores e busca atingir o maior número de alunos possível”. Sara Provin, Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Erechim, completou as colocações: “seguimos capacitando para que todo o trabalho feito nas escolas seja direcionado à utilização da tecnologia e sensibilizar os alunos para que a utilizem cada vez mais, nos motiva”.

 

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS