Tarifa de água deverá subir 4,56% em junho

A proposta aprovada pela AGER deverá ser analisada pela Corsan que poderá acolher ou buscar juridicamente a alteração do aumento da tarifa

A conta da água deve ficar 4,56% mais cara a partir do mês de junho em Erechim. A definição ocorreu em reunião do Conselho da AGER na sexta-feira, 21. A proposta inicial da Corsan era de um reajuste de 10,5%.

O conselho da AGER analisaou a cesta de índices e metodologia que contempla um aumento e o balanço contábil da Corsan e dentro da avaliação geral, o aumento proposto de 10,5% foi considerado um absurdo.

A AGER apresentou um relatório onde demonstra que a Corsan não realizou investimentos desde 2017 em melhorias no abastecimento de água em Erechim, além de não investir no esgotamento sanitário.

Outro ponto destacado no relatório da  AGER foi o alto índice de perda de água tratada que chega ao nível de 42,93%. A AGER aponta também que fica prejudicada a análise para conclusão do percentual de reajuste tarifário pelo motivo de não existir contrato vigente entre o município de Erechim e Corsan.

A definição da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais validou aumento da tarifa de água no percentual de 4,56%. A proposta aprovada pela AGER deverá ser analisada pela Corsan que poderá acolher ou buscar juridicamente a alteração do aumento da tarifa.

*Por Leandro Vesoloski

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS