Sossella e prefeito Lirio participam de reunião que debateu questões do setor citricultor

Na quarta-feira (4), o deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) acompanhou o prefeito de Três Arroios, Lirio Zarichta (PDT), em reunião com o secretário estadual de Agricultura, Ernani Polo, e representantes da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau) e do Comitê Técnico Setorial da Citricultura do Alto Uruguai, além de demais lideranças e demais deputados.

No encontro foi debatido a respeito da Instrução Normativa 37, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que entrou em vigor em setembro e rege as normas de produção, processamento e transporte de frutas.

A Amau e o Comitê Técnico Setorial destacaram que há necessidade de um período de transição, pois são aproximadamente 2 mil pequenos produtores rurais e familiares que precisam se adequar à nova legislação, principalmente pela proximidade da safra. Também relataram outros problemas, como transportadores que não podem lacrar a carga, pois entregam em vários estabelecimentos; a deficiência de pessoal técnicos para emissão de CFO e CFC; falta de estrutura do órgão fiscalizador do Estado; e a ausência de normas para produção, desinfecção e transportes de orgânicos.

Como auxílio nesta luta foi criado um grupo de trabalho pra tratar do tema e também será marcada uma audiência em Brasília, no Ministério de Agricultura, para debater as reivindicações.

Também participou do encontro o assessor Zé Vicenzi.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS