Simulados nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental: preparando os estudantes para os desafios do conhecimento

Provas foram aplicadas nesta quinta (15) e sexta-feira (16)

No mundo dinâmico e competitivo em que vivemos, a Educação desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos preparados para enfrentar os desafios atuais. Nesse contexto, os Simulados, integrantes do Sistema de Ensino SIM, realizados nesta quinta (15) e sexta-feira (16), nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Ensino de Erechim, têm ganhado destaque como uma estratégia pedagógica extremamente eficaz. Essas atividades simuladas oferecem aos estudantes de 2º aos 9º anos a oportunidade de se familiarizarem com a dinâmica de avaliações e desenvolverem habilidades essenciais que contribuem para sua formação integral.

A preparação para o sucesso educacional começa desde cedo e os Simulados são uma ferramenta valiosa nesse processo. Ao expor os estudantes a situações de avaliação similares às que eles encontrarão no futuro, os ajudamos a adquirirem confiança e segurança. Os mesmos aprendem a lidar com a pressão e a administrar o tempo de forma eficiente, habilidades essenciais para enfrentar exames e trabalhos avaliativos.

Além disso, conforme salienta a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Luciana de Oliveira, eles são importantes para avaliar o desempenho dos estudantes. “Os Simulados revelam lacunas no aprendizado dos estudantes, permitindo que professores identifiquem áreas que precisam ser trabalhadas com mais atenção. Isso possibilita uma intervenção pedagógica mais direcionada, promovendo um ensino personalizado e eficaz. Os Simulados são um instrumento poderoso para a identificação de dificuldades individuais e coletivas por parte da Escola, auxiliando no aprimoramento contínuo do ensino”, explica a coordenadora.

Outro aspecto importante é o estímulo ao desenvolvimento de habilidades soco emocionais. Durante os Simulados, os estudantes precisam tomar decisões rápidas e gerenciar o estresse. Essas situações propiciam o desenvolvimento de competências soco emocionais, como resiliência e autodisciplina, habilidades fundamentais para o sucesso não apenas nas avaliações, mas também na vida pessoal e profissional. “O dia do simulado acaba gerando certas sensações como ansiedade, expectativas e certamente questionamentos sobre vários aspectos do processo ensino aprendizagem. Também é momento de passarmos segurança a nossos estudantes e a confiança em seu potencial. Nos leva a questionar o que realmente é essencial na aprendizagem e a cada experiência vivida por eles e por mim me convenço mais que o essencial é ler. Ler o texto, ler o que se pergunta, ler as opções de resposta, ler a mensagem positiva da escola em relação ao potencial dos envolvidos no processo, ler o desejo de superação das dificuldades de cada um, enfim, ler o mundo”, destaca a professora Fernanda Soligo, regente do 5º ano.

Os Simulados também despertam o engajamento dos estudantes, tornando o aprendizado mais dinâmico e interessante. Ao enfrentar esses desafios, os estudantes conseguem aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula de maneira contextualizada. Isso proporciona uma compreensão mais profunda dos conteúdos e fortalece a conexão entre teoria e prática, motivando os estudantes a se envolverem ativamente em seu próprio processo de aprendizagem. A estudante do 9º ano da EMEF Cristo Rei, Laís Camargo do Nascimento comenta sobre a prova. “Sinto-me um pouco nervosa, por fazer o Simulado, pois meu objetivo é sempre tirar uma nota alta. Esforço-me sempre ao máximo. Achei de nível médio, nem fácil mas, nem difícil”, comenta a estudante.

“Os Simulados, realizados semestralmente nas Escolas de Ensino Fundamental, desempenham um papel crucial na preparação de crianças e adolescentes para os desafios do conhecimento. Essas atividades ajudam a construir uma base sólida de habilidades acadêmicas, sócio emocionais e cognitivas, capacitando os mesmos a enfrentarem avaliações futuras e a se destacarem em suas trajetórias educacionais”, finaliza a secretária de Educação de Erechim, Verenice Lipsch.

Por Assessoria de Comunicação

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