Sicredi UniEstados e prefeitos gaúchos fazem visita técnica em Minas Gerais

Comitiva composta por 35 representantes de municípios da AMAU foi em busca de oportunidades e boas práticas em solo mineiro

Proporcionar novos conhecimentos e contribuir com o desenvolvimento das localidades em que está inserida, este foi o objetivo da Sicredi UniEstados, em parceria com o Sebrae e Emater com a realização de uma viagem com os prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Gaúcho – AMAU para Minas Gerais, durante os dias 25 a 30 de junho. A comitiva composta por 35 pessoas, realizou um roteiro de visitação em prefeituras, empresas, cooperativas e projetos locais em busca de boas práticas que possam ser implantadas na região.

O primeiro destino foi São Paulo, em Cordeirópolis, em uma cooperativa de citricultura, onde a forma de seleção e destinação da colheita de citrus pôde ser observada, com grandes aprendizados na agregação de valor aos produtos. Na sequência, em Minas Gerais, o grupo visitou pontos turísticos regionais e conheceram como funciona a parceria público-privada para a administração de roteiros, visando o turismo regional.

“Da mesma forma que os prefeitos de Minas Gerais já estiveram no Rio Grande do Sul conhecendo nossa realidade e estão implantando ideias levadas daqui, também fomos até suas localidades para ver boas práticas e juntos com outros setores buscar o desenvolvimento da nossa região. Promover essa integração inédita entre prefeitos é muito positivo, pois juntos vimos novas oportunidades e semelhanças entre as regiões”, frisa o presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani. Os destinos em Minas Gerais foram os municípios de Jacutinga, Ouro Fino, Paraguaçu, Carmo do Rio Claro, Alfenas, Poços de Caldas e Poço Fundo.

 

Um olhar para o desenvolvimento

Tendo o social como um dos pilares do cooperativismo, um dos pontos visitados foi um projeto esportivo onde o Sicredi é parceiro. O Centro de Treinamento de Cricket Brasil, em Poços de Caldas é referência na modalidade no país, conta também com o apoio da prefeitura, alcançando mais de cinco mil crianças e adolescentes que se formam atletas para representar a Seleção Brasileira. No local, o presidente da Sicredi UniEstados, juntamente com o diretor de negócios Evandro Varotto receberam uma homenagem da equipe pelo apoio ao esporte local.

A tecnologia foi outro ponto observado pela comitiva de prefeitos, puderam observar como determinados processos podem ser automatizados e de que maneira utilizar recursos naturais para o melhor aproveitamento na região. Neste sentido, visitaram uma criação de tilápias que realiza todo o processo, desde o viveiro até o transporte e a embalagem. No ramo da agricultura, foram visitadas produções de frutas vermelhas, leite e o cultivo de café.

“A missão de prefeitos e municípios da AMAU em parceira com Sicredi, Emater e Sebrae, permitiu buscarmos boas experiências do agro, em especial a citricultura em São Paulo e a bovinocultura de leite em Minas Gerais, o maior produtor do Brasil. Conhecemos boas experiências do turismo religioso o qual Alto Uruguai tem grande potencial e voltamos motivados para aprimorar os bons projetos já em andamento na nossa região. Estamos ainda mais confiantes que o cooperativismo tem sido o grande diferencial para nossa região, em especial o de crédito o qual o Sicredi tem estado ao lado dos municípios e comunidades para apoiar nossos agricultores, empresários e população. Resumimos a missão em uma palavra ao Sicredi: gratidão”, expressa o presidente da AMAU e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda.

A comitiva participou, ainda, da inauguração da agência da Sicredi UniEstados em Poço Fundo, na noite de quarta-feira (28/06), o 14º ponto de atendimento no Estado e que faz parte do projeto de expansão da cooperativa.

“A viagem foi em busca de um novo olhar, pensando na nossa região. Essa troca de informações faz com que a gente abra novos horizontes e olhe para as oportunidades que temos e que podemos aprimorar. Tivemos falas importantes sobre gestão pública e privada e parcerias, pensando no crescimento local, exemplos simples, mas técnicos e com muito. Com certeza, unidos conseguiremos proporcionar cada vez mais o desenvolvimento da nossa região”, finaliza o presidente Adelar Parmeggiani.

 

Por assessoria de comunicação

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS