Serviço de Inspeção Municipal garante qualidade de produtos de origem animal das agroindústrias

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM), ligado à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar vem garantindo a qualidade de alimentos de origem animal produzidos nas indústrias, agroindústrias e supermercados de Erechim.

O Serviço de Inspeção Municipal possui equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA), desde 2011 e com isso, regularmente é auditado por Fiscais Federais Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O referido sistema possibilita que os estabelecimentos aderidos comercializem seus produtos a nível Nacional.

Atualmente a equipe técnica deste serviço é composta por quatro médicos veterinários que trabalham na inspeção e fiscalização dos mais de 40 estabelecimentos registrados e um agente administrativo. O trabalho também envolve a análise de registros e rótulos, análises de fluxos de plantas operacionais, coletas de amostras de produtos e água para análises laboratoriais, verificação do cumprimento do Programa de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e educação sanitária. Essas ações visam a qualidade final dos alimentos produzidos e consequentemente a saúde dos consumidores.

Anualmente os técnicos do SIM elaboram um Plano de Trabalho, baseado em riscos, para estabelecer a frequência de vistorias de cada estabelecimento registrado. Cabe ressaltar que o referido Plano de Trabalho é avalizado pelo MAPA.

Durante o período de vigência do Decreto Estadual de Calamidade da Pandemia da Covid-19, os estabelecimentos registrados no SIM estão autorizados a comercializar os produtos industrializados em todo o território Estadual, porém o SIM tem trabalhado para que mais empresas erechinenses busquem a adesão ao SISBI/POA e possam expandir o comércio de produtos de origem animal para todo território Nacional.

“O trabalho realizado pelos técnicos do SIM é muito importante para garantir produtos de qualidade nas prateleiras”, explica o diretor do Serviço de Inspeção Municipal, Theodoro Tedesco Neto.

Por Assessoria de Comunicação 
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS