Senador Randolfe Rodrigues pede a convocação de Bolsonaro à CPI da Covid
O requerimento deverá ser analisado nesta quarta-feira (26) pelos demais membros da comissão
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid do Senado, apresentou um requerimento em que pede a presença do presidente Jair Bolsonaro à comissão, na condição de testemunha.
O requerimento deverá ser analisado nesta quarta-feira (26) pelos demais membros da comissão. Na sua justificativa para a convocação, Randolfe escreve que “a cada depoimento e a cada documento recebido, torna-se mais cristalino que o Presidente da República teve participação direta ou indireta nos graves fatos questionados por esta CPI” e menciona elementos como ações de Bolsonaro contra o uso de máscaras e o isolamento social e os atrasos na compra de vacinas.
A CPI tem, nesta quarta-feira, uma sessão em que não realiza oitivas com testemunhas. Os parlamentares destinaram o dia para discutir requerimentos de convocação de testemunhas e outros pedidos apresentados pelos parlamentares.
Os senadores realizam uma sessão secreta para dar um encaminhamento para a apreciação dos requerimentos. Muitos deles são tema de impasse entre os parlamentares, como o da convocação de Bolsonaro e os que pedem a presença de outros membros do primeiro escalão do governo federal, como os ministros Paulo Guedes (Economia) e Braga Netto (Casa Civil).
Alguns senadores também pedem a presença do vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente da República, que seria líder de um “gabinete paralelo” que passaria informações sobre a pandemia ao chefe do Executivo.
*Em atualização
Fonte: O Sul