Seminário destaca ações da Pasta de Desenvolvimento Econômico

O secretário Adjunto da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, Rony de Assis Gabriel, participou, na noite desta terça (15), no Salão de atos da Universidade Regional Integrada do Seminário Regional do Empreendedor Individual, em comemoração da Semana do MEI, organizado pelo SEBRAE, com apoio da Prefeitura Municipal de Erechim, através da Pasta.

Na oportunidade, o adjunto falou aos presentes, momento em que colocou que a Secretaria à disposição para novas ações e iniciativas que venham fortalecer a economia do município, como proporcionar a geração de novas frentes de trabalho. “Se vocês acreditam no negócio que abriram, tenham a certeza de que nossa Secretaria apoia todas as iniciativas. Destacamos o estudo como um grande momento para o aprendizado, o que ocorre durante toda a programação deste evento”.

Entre os temas estavam a Liderança em Transformação, tendo como palestrante Alexandra Correa da Silva do Sebrae Canoas, Educação  Financeira por Vilmar José Maioli do Banco Central/POA. Sala do Empreendedor com Pedro Demoliner da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Erechim e Micro Crédito com Jorge Imperatore, responsável pelo Micro Credito do Governo do estado do rio Grande do Sul

Pedro Demoliner, Diretor de Fomento às Micro e Pequenas Empresas ressaltou sobre a parte institucional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e, posteriormente, abordou o tema “sala do empreendedor”. Em seguida fez um comentário sobre sua criação, uma parceria entre prefeitura municipal e Sebrae, como foram mencionados os setores que fazem parte da sala do empreendedor (MEI, vigilância sanitária, Alvarás e Junta Comercial), de suma importância para racionalizar, agilizar, simplificar os processos de constituição das empresas. Finalizando, um breve comentário sobre os projetos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que estão direcionados aos Microempreendedores que são:

Mercado Popular

Está em estudo um projeto de Melhoria física e na qualificação dos 52 permissionários, com treinamentos, novas ideias de gestão e visitas a Mercados populares exemplos a nível de Brasil

Ambulantes

Foi comentado a regularização, através da nova lei, que regulamenta os ambulantes, principalmente no que se refere a Food Trucks. Neste projeto também contempla treinamentos, gestão e adequação ao mercado atual.

Incubadora Industrial

A Incubadora Industrial é um dos projetos mais importantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, voltadas ao microempreendedor e que em breve será inaugurada. São 500m2 de área, onde serão alojadas 10 novas empresas de base tecnológica e 5 vagas para empresas ancoras, já constituídas e que queiram desenvolver novos produtos.

Projeto de Apoio ao Microempreendedor

Este projeto contempla todo o microempreendedor que tenha potencial de crescimento, a secretaria fará uma triagem através de avaliação técnica, em parceria com Sebrae e Senai, para melhorias na gestão empresarial, com cursos, melhoria no setor de produção (maquinas, estoques), inclusive com linhas de créditos na rede bancária para investimentos.

Micro Crédito

Com relação ao tema, foi feito um breve comentário sobre a parceria com a SICREDI, firmado em dez/17, onde a prefeitura, através do secretário Barp, conseguiu reduzir as taxas de Juros do microcrédito de 3,5% para 1,45% a.m. e elevar o prazo de 24 meses para 48 meses.

Finalizando, ocorreu a palestra com Jorge Imperatore, do Micro Credito estadual, que fez um breve comentário das atuações do Governo Estadual referente ao Micro Credito, elogiando as ações da Prefeitura de Erechim no que se refere as buscas de alternativas, como informou que o Micro Credito estadual está com alguns projetos e Erechim pela sua desenvoltura em relação ao microempreendedor vai ser uma das cidades com plano piloto.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS