Semana de Computação da URI aponta para a necessidade de tecnologia de ponta nas empresas

Teve início na segunda-feira, 23, a XXI Semana Acadêmica do Curso de Ciência da Computação da URI Erechim. A abertura aconteceu à noite no Auditório do Câmpus II e contou com a participação de alunos, professores, profissionais da área e lideranças acadêmicas. O objetivo da Semana é proporcionar aos participantes o acesso às inovações, técnicas, processos e pesquisas recentes da área em diversos centros universitários e empresariais do país.

O Diretor Administrativo, professor Paulo Roberto Giollo, e o Coordenador do Curso, professor Neilor Tonin, enalteceram a participação dos acadêmicos e professores na organização da semana, de modo a fortalecer características de liderança ainda na graduação.

O convidado para a conferência de abertura foi Angelo Agra, de São Leopoldo, da SAP (Sistemas, Aplicativos e Produtos), uma empresa d origem alemã, criadora de softwares de gestão de empresas. Ele falou sobre a questão do Big Data, abordando a realidade das empresas e os desafios enfrentados. “A questão do big data é dividida em dois cenários: empresas que precisam arquivar um grande volume de dados históricos, que acabam não sendo facilmente acessíveis; e a questão dos dados transacionais – mídias sociais, sensores e vídeos, que geram um volume ainda maior”, explicou.

Ainda de acordo com Angelo, profissionais da área com sólida formação científica são fundamentais para o desenvolvimento de novas tecnologias. “Precisamos tecnologia de ponta, algo que não existe na indústria. Portanto, há uma necessidade constante de desenvolvedores que não apenas conheçam modelos, mas sim, muito da ciência para gerar soluções e insights”, destacou.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS