Ação da Corregedoria prende três por tráfico e afasta policial civil das funções em Erechim

Operação da Corregedoria-Geral de Polícia Civil (Cogepol) afastou um policial civil de suas atividades em Erechim para investigar o suposto envolvimento do mesmo com o tráfico de drogas na Capital da Amizade.

A ação iniciou no último dia 21 de setembro, quando os agentes da Corregedoria estiveram no município para cumprir a Fase 01 da Operação Favorecimento e na data foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e realizada uma inspeção correcional na Delegacia de Polícia onde o policial civil atuava. A Cogepol também representou judicialmente pela suspensão da função pública do policial civil investigado, sendo o pedido atendido.

Na manhã desta quarta-feira, 25 de outubro, os agentes da Corregedoria voltaram a Erechim para a Fase 02 da operação e cumprir três mandados de prisão por tráfico de drogas e associação para o tráfico, e cinco mandados de busca e apreensão, sendo alguns cumpridos no bairro São Cristóvão. Também foram apreendidas 30 “petecas” de crack.

De acordo com os dados divulgados até o momento pela Cogepol sobre a investigação do policial civil, os elementos de informação apontaram que o policial civil investigado, através de um informante (também investigado e com prisão cautelar decretada), condicionou a recuperação de um veículo furtado ao pagamento de valores por parte da vítima do delito patrimonial. Também durante as investigações, restou comprovada a prática de jogos de azar (“jogo do bicho”) por parte de um familiar do policial e com o seu conhecimento.

O policial civil afastado não teve o nome divulgado, bem como a Delegacia de Polícia onde ele atuava. Participam da operação quatro delegados de polícia e 18 agentes.

A delegada titular da 11ª Delegacia Regional de Policia do Interior, Diana Zanatta, conversou com a imprensa e afirmou que a Polícia Civil de Erechim, delegados e agentes, apoiam os trabalhos desenvolvidos pela Cogepol.

A delegada lembrou que “a Polícia Civil de Erechim possui a máxima credibilidade na cidade e na região, conquistada a custa de muito trabalho, trabalho sério e responsável, então, se há algum policial que possa por em risco essa credibilidade, somos os maiores interessados em que sejam apuradas eventuais condutas irregulares desse policial”.

“Como se costuma dizer: às vezes é preciso cortar na própria carne. Então, que seja feito. O importante é que a Polícia Civil está sempre atenta e, repito, não vai permitir que a excelente respeitabilidade da instituição local seja maculada por quem quer que seja. Há que se destacar a nossa imparcialidade sempre e por isso a defesa do contraditório e da ampla defesa neste e em qualquer outro caso. O mais importante é que a Polícia Civil está atenta e alerta, tendo a coragem de tomar medidas contra os seus, sempre que for necessário, para garantir que o bom nome da instituição esteja sempre em primeiro lugar”, finalizou a delegada.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS