Segundo Sarau Literário destaca a poesia das Escolas Municipais

A escola é a principal instituição responsável pela formação de leitores, oportunizar o contato com a literatura, especialmente a poesia, favorece a elevação da imaginação e contribui para o crescimento intelectual, bem como, auxilia na compreensão do mundo e dos próprios sentimentos e ações do leitor.

Foi com esta introdução que iniciaram os trabalhos, na manhã desta terça-feira (20), no Centro Cultural 25 de Julho, palco do Segundo Sarau Literário das Escolas Públicas Municipais. O evento contou com a presença do prefeito em exercício Marcos Lando, da secretária de Educação Vanir Bombardelli, da secretária da Assistência Social Lenir Zanella, da presidente da Academia Erechinense de Letras, Lúcia Balvedi, da Coordenadora Estadual da UNCME/RS, professora especialista Fabiane Bitello Pedro, além de outras.

A poesia é capaz de sensibilizar o ser humano e nesse sentido, evidencia-se a importância de trabalhar o gênero em fase escolar. Desse modo, a Secretaria Municipal de Educação propôs o Projeto Poesia da Escola desenvolvido desde o ano de 2017, em parceria com as escolas púbicas municipais de Ensino Fundamental, as quais, em virtude do comprometimento em formar cidadãos e da responsabilidade que têm em desempenhar o seu papel, realizam o Projeto, auxiliando os estudantes para que expressem o seu talento artístico.

As poesias declamadas são de autoria dos estudantes de 5º ao 9º ano, sendo que no primeiro semestre do ano cada escola realizou um Sarau Literário para a expressão artística dos estudantes, em que os quais elencaram uma poesia para representar a sua turma.

Em sua manifestação a secretária Vanir destacou a importância de se trabalhar com poesia citando o poeta Mário Quintana. “Assim são como as nossas palavras, fazer a poesia e trabalhar o coração e a emoção de cada um. Que bom que vocês estão trabalhando com estes dois fatores, pois hoje estamos no meio de muita tecnologia e numa grande multidão, mas nos deparamos que estamos sozinhos”.

Marcos Lando, por sua vez, destacou a importância do momento para as escolas e os estudantes. “Estamos investindo na educação de nossos jovens, preparando-os para a sociedade que os espera além das classes escolares. Estão todos de parabéns em um momento em que ações como esta proporcionam uma melhor educação para todos”.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS