Secretários de Saúde da região se reúnem em Erechim

Na segunda-feira (30) foi realizada uma reunião do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), que reúne os gestores da Região de Saúde 16 – Alto Uruguai Gaúcho, e que tem como presidente, Jandir Cassol, do município de Marcelino Ramos. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde de Erechim e também contou com a participação de secretários adjuntos e técnicos.

O objetivo era debater a elaboração dos Planos Municipais de Saúde, que são elaborados de acordo com o regramento legal, no primeiro ano da administração municipal, válido para os quatro anos seguintes. O documento serve como um instrumento balizador das ações e serviços de saúde a serem executados no período, sempre partindo de um diagnóstico preciso da situação de saúde do município.

A técnica de Frederico Westphalen, Graziela Piovesan, apoiadora do Conselho, explanou sobre o assunto com o intuito de auxiliar os novos secretários e técnicos na elaboração do documento, que contempla, em síntese, os dados do município, análise situacional, diagnóstico, ações e programas de saúde e metas para o Quadriênio 2018/2021.

Para Jackson Arpini, secretário adjunto da Saúde de Erechim, o encontro foi produtivo porque, além da presença de vários municípios da região, oportunizou a troca de experiência entre os técnicos da área, no sentido de corroborar para a elaboração do Plano de Saúde e, igualmente, do Plano Anual de Saúde (PAS).

Também durante o encontro os municípios de Getúlio Vargas, Erebango e Charrua apresentaram suas experiências na elaboração do Plano, visando subsidiar os outros municípios na elaboração do documento.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS