Secretário adjunto da SDR visita agroindústria de Aratiba e Erechim

O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Lindomar Moraes, esteve na região de Erechim, nesta quinta-feira (06/06), onde visitou agroindústrias em Aratiba e Erechim.  As visitas foram acompanhadas pela gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar em Erechim, Fernanda Tacca Angonese.  Em Aratiba, Lindomar visitou a agroindústria familiar Dalla Vecchia, com produção voltada para embutidos.  Ele destacou a importância da participação das agroindústrias em feiras para divulgação e comercialização dos produtos da agricultura familiar e destacou um conjunto de politicas públicas do governo do Estado, executadas pela SDR para este seguimento.  Na agroindústria, foi recebido pela produtora Angelisa Dalla Vechhia.  A agroindústria atende as legislações do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e Sispoa e é conduzida pelo casal Douglas e Angelisa Dalla Vecchia. Lindomar parabenizou a família pela conquista do primeiro lugar no Concurso de Produtos da Agricultura Familiar, na categoria salame tipo italiano, na edição da Expointer em 2023.  Angelisa agradeceu o secretário adjunto e expôs o trabalho da família na condução do empreendimento e o carinho do tempero familiar nos produtos. Também agradeceu as parcerias.

 

 

Em Erechim, o secretário visitou a agroindústria Pomar Vale do Dourado, com produção de mirtilo, conduzida pelo jovem Vinicius Tiago Molmann. O jovem falou da produção, comercialização, manejo e peculiaridades do mirtilo, produzido em uma área de 3,5 hectares, com produção orgânica, com plantio da área, sendo a maior parte no sistema protegido. Segundo expos, a produção já chegou a 14 toneladas da fruta. A produção é comercializada na região do Alto Uruguai e para Santa Catarina. Lindomar parabenizou e destacou a importância da fruticultura e incentivou o jovem também a participar de feiras, exemplificando o sucesso que ele poder conquistar e expor o produto. No local, o secretário adjunto também ressaltou a importância dos programas e politicas públicas disponibilizadas pelo governo do Estado, através da SDR. A visita nesta agroindústria foi acompanhada pelo secretário municipal da Agricultura de Erechim, Tobias Biazi, pelo extensionista do Escritório Municipal de Erechim, Adriano Szynkaruk.

Curso

Em Aratiba, o secretário adjunto Lindomar Moraes também conversou com produtores que participavam do Curso de Boas Práticas Agrícolas para Aplicação de Defensivos Agrícolas, realizado na Câmara de Vereadores, e ministrado pela Emater/RS-Ascar, vinculada a SDR. O secretário parabenizou os produtores  e extensionistas. E lembrou o momento adverso que o Estado enfrenta devido as enchentes. Também ressaltou que o governo vem trabalhando  um conjunto de políticas públicas e programas de governo de incentivo ao produtor, como o Feaper, Troca Troca de Sementes,   voltados para a agricultura, e o empenho do governo na reconstrução do Estado, devido as enchentes do mês de maio que causaram prejuízos em todas as áreas da agricultura. “Precisamos todos estar unidos para a reconstrução do Estado”. “Contem com a Secretaria e com a Emater”, disse ao agradecer em nome do titular da pasta, Ronaldo Santini.

O curso encerrou do Curso de Boas Práticas Agrícolas para Aplicação de Defensivos Agrícolas, no final da tarde com a entrega de certificados e foi ministrado pelos extensionistas Ivonir Biesek, Jonas Farina e Delmir Nadal e contou com apoio dos extensionistas do Escritório Municipal de Aratiba Gilmar Shardong e Ricardo Barbieri.

Por assessoria de comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS