O bebê de Erechim, que nasceu com extrema prematuridade e permaneceu na UTI Neonatal do Hospital Santa Terezinha por vários meses, precisou ser deslocado para tratamento em outubro, para Porto Alegre. Para providenciar o retorno do menino com segurança para Erechim, a Secretaria de Saúde recebeu laudo do Hospital de Clínicas, solicitando com urgência, o aparelho Bilevel (BIPAP).
Para isso, a secretaria adotou as medidas pertinentes, observando os trâmites legais para locar o aparelho, que é fornecido pelo Estado, mediante processo administrativo. No entanto, visando dar celeridade ao tratamento a pasta providenciou, através de locação, o aparelho, visando agilizar o retorno do paciente.
Pelo quadro clínico, o menino só poderia dar alta hospitalar mediante a disponibilização do Bilevel, destinado a dar suporte ventilatório domiciliar. O equipamento foi entregue na segunda-feira (18), e a transferência do paciente está prevista para quinta-feira.
Segundo o secretário adjunto de Saúde, Jackson Arpini, a pasta adotou todas as medidas cabíveis para proporcionar o retorno o mais breve possível. “Monitoramos o caso diariamente na busca do melhor encaminhamento, no intuito de atender as necessidades do recém-nascido e, com isso, possibilitar seu retorno ao lar, ” pontuou.
No mês de outubro, o bebê foi transferido para realizar exames de maior complexidade, denominado Fibrobroncoscopia, realizado em poucos hospitais. Por isso, o paciente foi transferido, via Central de Leitos SUS, para o Hospital de Clínicas, na Capital gaúcha.