Na tarde desta segunda-feira (18), foi realizado o primeiro encontro do grupo destinado a pacientes com fibromialgia. O evento, organizado pela Secretaria de Saúde, atraiu a participação de 32 pacientes, todos enfrentando os desafios dessa doença. O primeiro encontro contou com as orientações da reumatologista Árien Oldoni, da enfermeira Sônia Ferreira e da secretária de Saúde, Éclesan Palhão.
O propósito deste grupo é fornecer suporte para melhorar o bem-estar físico dos pacientes, além de auxiliar no manejo da dor e no fortalecimento do vínculo entre os participantes. Além disso, busca-se a criação de uma associação que fortaleça as políticas públicas voltadas para a fibromialgia, trazendo um olhar mais atento para esta condição médica.
Conforme a enfermeira Sônia Ferreia a fibromialgia não apenas causa dor crônica, mas também exerce um impacto negativo profundo na qualidade de vida dos pacientes, afetando aspectos pessoais, profissionais, familiares e sociais. “Nesse contexto, o objetivo fundamental deste grupo é fornecer suporte, informação e fortalecimento para aqueles que enfrentam essa realidade diariamente”, disse.
A secretária de Saúde, Éclesan Palhão enfatizou a importância desse grupo para a comunidade. “Estamos comprometidos em fornecer recursos e apoio significativos para os pacientes de fibromialgia iniciamos em outubro com o serviço de acupuntura. Este grupo representa um passo importante para fortalecer nossa abordagem e oferecer um suporte mais abrangente para aqueles que vivem com essa condição”, declara.
É importante ressaltar que este grupo é gratuito e está programado para acontecer todas as terceiras terças-feiras do mês, no auditório da Secretaria de Saúde. Os interessados em participar podem entrar em contato diretamente com o Centro de Fisioterapia e Fonoaudiologia.
Por Assessoria de Comunicação