20 de Março: Dia Mundial da Agricultura

A agricultura é talvez a atividade mais antiga, praticada pelo homem. A importância da agricultura para o ser humano é algo indiscutível. Ela está presente em praticamente toda a sequência de qualquer atividade econômica. O homem necessita da agricultura para sua alimentação, suas vestimentas, produção de energia e medicamentos, para o descanso, dentre outras necessidades. Por ser ela capaz de prover diversos produtos para atender às necessidades humanas, já justifica a sua importância. No entanto, não é somente isso. Para que a agricultura produza aquilo que o homem necessita, se faz necessário muito trabalho.

No Brasil, durante os séculos 19 e 20, principalmente, houve forte migração interna na busca de terras para desenvolver a agricultura. Mineiros e paulistas foram para Goiás e para o Paraná; gaúchos foram para o Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Maranhão e Piaui. Também houve grandes migrações de agricultores do Nordeste do Brasil para os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, especialmente em épocas de grandes secas no Nordeste.

Atualmente todo o território nacional possui áreas agricultáveis, tornando o Brasil uma referência tanto na produção de grãos, carnes, fibras e biocombustível, buscando sempre a inovação na agricultura. Além disso, a atividade já contribui de maneira significativa para o turismo, mostrando que sempre é capaz de se reinventar e melhorar a integração entre o campo e a cidade.

O PIB Agrícola do Brasil, em 2023, cresceu 15,1% e colaborou para o Brasil estar entre as nove maiores economias do mundo.  Em torno de 25% do PIB brasileiro é gerado pela agropecuária, que contribui também na geração de empregos. Em 2023 eram mais de 1,78 milhões de brasileiros trabalhando no setor.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS