Secretaria de Saúde realiza ação de segurança alimentar e alimentação saudável nas escolas

A Secretaria de Saúde de Erechim, através do Setor de Nutrição, realiza a ação “Segurança Alimentar e Alimentação Saudável” em 32 escolas, totalizando 11.113 estudantes que participam do Programa Saúde na Escola. Essa ação consiste em fazer o exame de antropometria (peso e estatura) nos estudantes.

A avaliação é pelas estudantes de nutrição da Universidade Regional Integrada -Campus de Erechim (URI), Bianca Gálio, Débora Galina e Caroline Gavero com a supervisão das nutricionistas Cleusa de Vargas e Roseana Spinelli.

As crianças diagnosticadas obesas estão sendo atendidas individualmente onde é fornecido um plano alimentar, orientações nutricionais e receitas. O atendimento é feito na escola com os pais.

Para os demais estudantes, que fizeram a avaliação nutricional, será fornecido o diagnóstico e os “Dez Passos Para uma Alimentação Saudável”. Já para os estudantes que não estavam presentes no momento da avaliação será fornecido a orientação nutricional.

A secretária de Saúde, Eclesan Palhão, destaca que desde o início de 2021 é trabalhado para que seja implementado ações que ofereçam prevenção de doenças. “Importante agirmos nas doenças instaladas, mas também ter foco constante no trabalho de prevenção. Além desse importante trabalho, lembramos que as nutricionistas estão atendendo também nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) otimizando o atendimento à população”, ressalta.

Conforme explica a nutricionista Cleusa de Vargas, a primeira escola a receber a ação foi a Escola Professor Mantovani. “Dando continuidade com a Escola Estadual Reichmann e São Vicente de Paulo que também receberam a palestra sobre alimentação saudável, essa ação continuará nas outras escolas ao decorrer do ano” explica Cleusa.

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo de contribuir para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporcionar as escolas maior participação em programas e projetos que articulem saúde e educação, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento de crianças e jovens.

A saúde não contempla somente ausência de doença, mas também envolve bons hábitos de higiene, alimentação saudável e prática de exercícios físicos, ou seja, ações preventivas, desta forma o PSE é uma política intersetorial entre saúde e educação, visando uma maior integração entre escolas e Unidades Básicas de Saúde.

Por Assessoria de Comunicação 
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS