Secretaria de Saúde lança Projeto Gente é pra Brilhar voltado à saúde mental

Em relação aos contínuos avanços, retrocessos, conquistas e novos redirecionamentos das políticas de saúde e de saúde mental, o município de Erechim segue em movimentos potentes de fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial. A Saúde Mental está sendo definida como uma das redes temáticas prioritárias para o município visando sua integração nos diversos pontos de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS).

O município possui hoje quatro importantes dispositivos de assistência em Saúde Mental: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) para transtornos mentais severos e persistentes; Centro de Atenção Psicossocial em Alcool e Outras Drogas (CAPS AD); Ambulatório de Saúde Mental e AMENT – Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental.

Em 2021 foi implementada uma Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental, tomando como marco a inserção do profissional de psicologia nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com o objetivo de reforçar e complementar as estratégias de promoção em Saúde Mental, pelo fortalecimento da Atenção Primária, em uma nova perspectiva dos processos de trabalho e ampliação do conceito de clínica.

Nesse contexto, a estratégia é a criação de políticas de saúde locais que contemplem as abordagens alternativas, integrativas ou complementares, conhecidas como PICs. No Brasil, as PICs são regulamentadas no SUS e pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Já o apoio matricial é uma prática interdisciplinar e a proposta é que profissionais da Atenção Primária e especialistas de diferentes áreas atuem juntos, com vistas a qualificação do cuidado fornecido e a diminuição de encaminhamentos desnecessários, sem de fato haver uma demanda claramente estabelecida que justifique a atenção especializada.

As equipes dos serviços de Saúde Mental da Secretaria de Saúde estão realizando ações de apoio matricial em encontros semanais nas UBSs. Ações de apoio matricial foram implementadas no segundo semestre de 2022 integrando e dando mais robustez à Atenção Básica prestada no município de Erechim, seguindo suas mesmas diretrizes.

O fortalecimento das ações extra-hospitalares e ambulatoriais através de projetos de base comunitária, como as oficinas, grupos terapêuticos e principalmente as práticas integrativas e complementares ampliam as possibilidades de cuidado e diversidade da atenção diante da situação de vulnerabilidade social e esmaecimento dos laços sociais e afetivos decorrentes do sofrimento psíquico intenso ou do uso problemático de álcool e outras drogas. As práticas integrativas e complementares promovem as conexões para o suporte social e de saúde aos usuários, no sentido de ampliar alternativas de reintegração social de promoção de saúde pela ótica da atenção integral.

Aqui, as equipes de Saúde Mental em estratégias de cuidado compartilhado com as Unidades Básicas de Saúde vêm desenvolvendo oficinas terapêuticas e Práticas Integrativas e Complementares, escolhidas de acordo com as singularidades e necessidades dos territórios.

As práticas desenvolvidas nesse momento são fitoterapia e arteterapia; música e violão; oficina de expressões corporais e musicoterapia e formação de grupo percussivo.

Cabe apresentar como resultado imediato a possibilidade profunda de construir alternativas de fato inclusivas, de uma maneira programática, tenaz e permanente nos dispositivos de cuidado em Saúde Mental em Erechim.

São estratégias construídas em uma rede ainda insuficiente, mas uma rede em expansão, que já construiu outra possibilidade de vida e de tratamento para as pessoas envolvidas. Os resultados iniciais são claros ao sinalizar a construção de uma nova senda, um novo caminho para ser acrescentado às trilhas que estão sendo construídas para fazer a clínica da atenção psicossocial e a democratização da assistência em saúde mental.

Por Assessoria de Comunicação 
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS