A Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, por meio da Comissão Interna de Digitalização e Desburocratização (CIDD Obras), deu o pontapé inicial, nesta quarta-feira (27), para mais uma iniciativa importante da Transformação Digital da Prefeitura de Erechim: a digitalização da Análise de Projetos.
O secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, afirma que a Secretaria de Obras tem cerca de 72 processos, sendo que 50 já podem ser acessados via site ou aplicativo SysCidadão, mas a digitalização do setor análises de projetos é um grande desafio.
“Este ano vamos dar um passo, ainda mais complexo, que é a automação da análise de processos, iniciando pela reestruturação interna deste setor, com aquisição de equipamentos mais modernos, num primeiro momento. Será necessário implantar este projeto com a máquina andando, mas a colaboração dos servidores, desde o início, tem sido fundamental para a modernização da Secretaria de Obras e a agilidade e eficiência na prestação dos serviços públicos à população”, ressalta o secretário, Mario Rossi.
“A ideia, num futuro próximo, é que os profissionais e contribuintes façam tudo pelo computador, via digital, em casa ou no escritório, e um dos efeitos disso é a agilidade e, também, a redução de gastos com plotagem e impressão”, destaca o secretário, Mario Rossi.
O diretor de Gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, disse, inicialmente, houve a digitalização dos serviços mais simples da secretaria e, gradativamente, se está ampliando para as áreas mais complexas “Estamos avaliando e criando um fluxograma de cada etapa da análise de projetos, junto com os servidores. A Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI) também faz um trabalho integrado conosco, buscando aprimorar mais os serviços do datacenter, centro de processamento de dados e todas demandas que vão surgindo nesse processo de mudança para o digital”, observa.
A Transformação Digital está presente nas 12 secretarias municipais e é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança, Gabinete de Transformação Digital, com o trabalho integrado do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, secretários, servidores e a Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).