Secretaria de Meio Ambiente cumpre agenda de trabalho na Capital Gaúcha

Nesta semana, o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, a diretoria de licenciamento ambiental, Cassie Bortolassi e a Aasessoria técnica, Ariane Pasuch estiveram em Porto Alegre para reuniões na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, com o diretor de departamento de Recursos Hídricos, Ivo Lessa e o diretor do Departamento de Biodiversidade, Diego Melo Pereira.

As reuniões tiveram como pauta o protocolo do estudo para criação do Parque Vale do Dourado, a apresentação do Programa Municipal de Conservação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), o qual foi elogiado devido ao modelo inovador apresentado.

Também foram viabilizadas as possibilidades de certificação pela Secretaria Estadual aos agricultores e proprietários que aderirem ao PSA. Numa proposta da Secretaria abrir novas possibilidades de parcerias, incluindo tratados relacionados a legislação vigente para parques municipais e áreas públicas.

Em reunião foi apresentado oficialmente a intenção de criação de um novo parque, com intuito de promover a preservação ambiental, turismo sustentável e geração de renda e desenvolvimento regional, situado na zona rural do município. Essa proposta tem em vista o enquadramento na categoria de parque pois garante que a unidade de conservação integra o meio ambiente a população, onde pode contemplar suas demandas ao propósito sustentável.

O local onde foi feito o diagnóstico possui características naturais e paisagísticas pelas quais integram matas nativas, declividades do relevo, potencializa atividades educacionais, recreativas e turísticas, nesses aspectos o ambiente selecionado pode consolidar a união entre o município, unidade de conservação e parque.

Ainda, cumprindo agenda de trabalho, em Nova Santa Rita, a equipe fez uma visita técnica a Fundação Proamb, instituição responsável pela utilização de resíduos industriais em coprocessamento, técnica utilizada para a geração de novas matérias através da queima desses resíduos, como em fornos de cimento por exemplo, devido à necessidade de altas temperaturas. A proposta vem a somar-se ao plano de governo, em apoio a expansão industrial do município, uma vez que não há tratamento para este tipo de resíduo na região.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS