Secretaria de Educação dialoga com as cooperativas sobre a alimentação escolar oriunda da agricultura familiar
A entrega dos alimentos para as escolas é semanal.
Na manhã desta quarta-feira (09), aconteceu uma reunião com a Secretaria Municipal de Educação e as cooperativas que fazem a entrega dos alimentos da agricultura familiar nas escolas municipais. Estiveram presentes na reunião a secretária de Educação, Verenice Lipsch e a equipe dos setores da alimentação escolar e do administrativo da secretaria e das cooperativas que representam os agricultores familiares.
A pauta estava voltada para os alinhamentos das ações, uma vez que toda a semana são entregues alimentos nas escolas e a reafirmação da parceria para garantir a continuidade do Programa da Alimentação Escolar com qualidade. O encontro permitiu um espaço de diálogo direto e escuta ativa, assegurando que todas as etapas do processo – do planejamento ao fornecimento – ocorram com transparência, eficiência e responsabilidade.
O setor de Alimentação Escolar da Secretaria, conta com quatro nutricionistas, que planejam e acompanham os alimentos desde a amostra, entrega nas escolas, preparação, até chegar ao prato das crianças. A nutricionista responsável técnica, Aline Cláudia Chimento, salienta que, “a alimentação escolar disponibiliza maior aporte nutricional, com comida de verdade, priorizando refeições completas e fomentando a agricultura familiar local, de modo que, de forma indireta auxilia a permanência das famílias no campo. A alimentação escolar simboliza um compromisso com a saúde e educação das futuras gerações. A qualidade ofertada, envolve diversos fatores e profissionais envolvidos”.
Para este ano de 2025 serão investidos aproximadamente R$ 4,4 milhões em alimentação. Com as cooperativas, em produtos oriundos da alimentação escolar, serão investidos em torno de R$ 2,6 milhões, em duas modalidades de aquisição, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
“Enquanto governo, temos o compromisso de fortalecer as relações, cumprir com a legislação e principalmente, ofertar alimentação escolar saudável e nutritiva aos estudantes”, destaca a secretária municipal de Educação, professora Verenice Lipsch.
De acordo com a coordenadora do Setor de Alimentação, professora Cláudia Manica de Quadros, “é na escola que formamos hábitos saudáveis. A alimentação escolar vai além de “matar a fome”. Ela contribui para o aprendizado, concentração, crescimento e bem-estar das crianças e adolescentes”.
Essa parceria entre cooperativas, secretaria e escolas é de extrema importância, para que o processo seja efetivo e aconteça com compromisso, transparência e qualidade.
Para a Cooperativa de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidária (CECAFES), através da fala do Presidente Roberto Balen, “esse Projeto do PAA, modalidade compra institucional é de grande valia e relevância para a cooperativa e famílias associadas que produzem o alimento. Queremos parabenizar, a Prefeitura, pelo esforço e valorização na produção dos agricultores familiares. Que possamos desenvolver cada vez mais esta política pública que serve para o município alavancar no desenvolvimento da região”.
Atualmente são atendidas 19 escolas e 4 anexos, com um total aproximado de 6.900 estudantes da Educação Infantil ao 9° ano do Ensino Fundamental. A entrega dos alimentos é semanal.
Por Comunicação PME