Secretaria da Saúde alerta a comunidade para os cuidados de prevenção da Dengue, Chikungunya e Zica

Em virtude da entrada no período de maior risco para a ocorrência de casos de Dengue, Chikungunya e Zica Vírus, a Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância em Saúde, alerta a comunidade acerca destas doenças.

Arboviroses de grande importância sócio-econômica, afetam gravemente o ser humano e constituem sério problema de saúde pública no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, no período de dezembro de 2018 a agosto deste ano foram registrados 1.439.471 casos de dengue em todo o Brasil, o que representa uma média de seis mil casos por dia e um aumento de sete vezes com relação ao ano passado. Nesse mesmo período foram registrados 110.000 casos e 57 mortes em virtude da infecção pelo vírus Chikungunya e um aumento de 47,1 % nos casos de infecção pelo Zica Vírus.

Como não existe tratamento específico, o mais importante neste momento é a população estar atenta para as medidas preventivas que consistem na eliminação de focos do mosquito transmissor destas doenças. Atualmente, a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti aumentou e o Ministério da Saúde vem acompanhando os bebês que nasceram com microcefalia relacionado ao vírus Zika e por isso os cuidados das gestantes precisam ser redobrados.

Para tanto é necessário tomar os cuidados básicos e se conscientizar e evitar água parada em qualquer local em que ela possa se acumular durante o ano.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS