“Se não curar as suas dores internas dificilmente você terá mais compaixão e amor com o outro”, disse palestrante

Atividades e palestra marcam o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Mais de 200 idosos participaram do evento promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (COMID) e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Erechim, na tarde desta quarta-feira (15), para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado neste mesmo dia.

Na primeira atividade do dia foram realizadas atividades físicas, alongamento e aquecimento em frente ao Hospital da Unimed Erechim e, em seguida, caminhada até a URI Erechim.

Logo após, houve palestra com o tema ‘Autocuidado como prevenção de violência’, e também ‘Inspiração: Um nível acima da Motivação’ com a escritora, Magna Regina Tessaro Barp, no Salão de Atos da URI Erechim.

Trazer para o debate público

Na abertura da palestra, a presidente do COMID, Daiane Taborda, ressaltou a importância de trazer o assunto da violência contra o idoso para o debate público, mas, também, discutir formas de prevenção e cuidados contra a violência, de forma ampla com a sociedade de modo geral.

Conforme Daiane, o principal objetivo do evento é mostrar para a sociedade que os idosos, homens e mulheres da maior idade existem, que eles estão presentes, e ainda há muitos casos de violência contra eles. “E a sociedade precisa estar atenta a esta agressão”, disse.

Intensificar ações e políticas públicas

A secretária de Assistência Social, Clarice Moraes, disse que “o cuidado às pessoas idosas é uma das pautas mais importantes da atualidade, discutir e planejar políticas públicas voltadas à promoção do envelhecimento seguro é uma das nossas maiores preocupações”.

A secretária Clarice Moraes ressaltou que as ações de conscientização sobre violência contra pessoa idosa devem ser priorizadas em toda a rede de serviços socioassistenciais, seja na Assistência Social, Saúde, Educação e até mesmo na Cultura.

“É preciso se autoconhecer”

A palestrante, Magna Regina Tessaro Barp, de forma envolvente e animada falou sobre quais comportamentos humanos são causadores da violência. “Não vamos falar da violência em si, mas quanto os comportamentos humanos são responsáveis por estas violências”, afirma.

Ela ressaltou que é fundamental falar sobre este assunto porque se está vivendo, principalmente na pandemia, mais em casa, e os idosos ficaram mais suscetíveis, estressados, em função de alguns perderem o trabalho e ter diminuição de renda.

“Este momento foi de muito desgaste emocional para todas as pessoas e a tendência de violentar os mais fragilizados aumenta. Então, é importante sensibilizar as pessoas, mostrar que são estes comportamentos que geram estas violências”, explica.

Magna destacou que falta mais compaixão entre as pessoas. “Mas isso só virá quando elas se autoconhecerem e entenderem que as curas emocionais é que irão fazer com que haja mais compaixão com o ser humano, diminua a violência e se conviva melhor entre os seres humanos”, observa.

“O autoconhecimento, policiar os comportamentos que não são adequados e buscar resolver os traumas, as fraturas emocionais que trazemos é fundamental. Se não curar as suas dores internas dificilmente você terá mais compaixão e amor com o outro. E quem convive com idosos, precisa se conhecer mais ainda, para entender que se lida com um ser humano fragilizado”, destaca.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS