Com o transcorrer da imunização, nós temos que discutir algumas questões como a volta dos eventos com maior número de pessoas com protocolos seguros e também a utilização de máscaras. Há um entendimento que com um percentual ‘x’ de vacinados, 70% ou 75%, a gente pode discutir, por exemplo, o uso de máscaras ser opcional nos ambientes abertos — disse o secretário André Motta Ribeiro.
André Motta prevê que até o final de outubro Santa Catarina atinja a marca de 70% da população vacinada. Até sexta-feira (20), segundo o Monitor da Vacina, do NSC Total, 39% dos catarinenses completaram o esquema vacinal.
O secretário também comentou sobre os próximos passos do enfrentamento ao coronavírus. Há um estímulo por parte da SES para que as prefeituras façam mutirões de imunização e invistam na busca ativa para que as pessoas se vacinem.
Além da imunização por faixa etária, Santa Catarina aplica a vacina em adolescentes e também a dose de reforço em idosos. Questionado sobre a aplicação de doses em crianças, o secretário esclareceu que a ação depende de liberação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde.
Uma reunião entre os secretários estaduais e a pasta deve acontecer ainda nesta semana e pode definir os próximos passos do Plano Nacional de Imunização (PNI).
Fonte: NSC Total