Saúde, combate a violência e diversão fazem parte do 27º Encontro da Mulher Rural Erechinense

Evento tradicional aconteceu neste domingo (10), na Comunidade Rio Tigre.

Instituído como política pública de incentivo às mulheres produtoras rurais, o tradicional Encontro da Mulher Rural Erechinense aconteceu neste domingo (10), na Comunidade Rio Tigre. O evento que chegou a 27ª edição é promovido pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, EMATER/RS-ASCAR e Associação Mulheres Rurais Erechim.

Na abertura, a presidente da Associação de Mulheres, Claudete Cordova, agradeceu todas líderes que fazem a mobilização das participantes nas comunidades do interior.

O secretário William Racoski reforçou que o evento é hoje uma política pública do município instituída por Lei Municipal. “Quero agradecer todos envolvidos nesse evento. A partir de agora teremos conhecimento, alegria e acima de tudo, um evento para valorizar o trabalho, o empenho, a dedicação que vocês têm em suas casas, propriedades e famílias. Vocês são especiais e hoje a gente celebra isso aqui”, destacou.

A gerente Regional da Emater, Fernanda Tacca Angonese, evidenciou o avanço do evento ao longo das edições. “Sendo a 27ª edição, parou apenas no período de pandemia, temos essa presença de muitas das mulheres que comentam a importância desse encontro, que hoje é reconhecido como Política Pública Municipal, e isso mostra a importância dele”, comentou.

Representando a Câmara de Vereadores, a vereadora Sandra Picoli, reforçou a importância das mulheres dentro das propriedades e das famílias. “Quero em nome do Poder Legislativo agradecer a Gestão Municipal e todos vereadores que aprovaram esse evento como Política Pública. Temos que celebrar muito nossas conquistas”, destacou.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, destacou que o evento é um dia de alegria e que cada participante se sinta parte da história de Erechim. “Muitos pilares da nossa cidade foram construídos por histórias como as de vocês, das famílias de vocês. Cada uma aqui construiu a sua história e tem o direito de ser capaz e ser feliz”, exaltou o prefeito Polis.

Saúde, combate a violência e diversão

A programação desenvolvida ao longo do dia contou com uma palestra sobre a Saúde da Mulher, com o médico Oncologista Clinico, Alison Castanho, seguida de uma palestra sobre o Enfrentamento a Violência contra Mulher, com a coordenadora do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), Tatiane Uecker e com a pedagoga social Andreia Nava. Durante a tarde a animação foi por conta do músico Márcio Rech, pelo projeto ‘Cultura é Dez’, que leva arte e cultura a algum local na cidade em todo dia dez de cada mês.

Por Assessoria de Comunicação

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS