Safra da Uva é oficialmente aberta em propriedade na Linha América

Na tarde desta quarta-feira (10), foi oficialmente aberta a Safra da Uva 2018, dando início ao período de comercialização da fruta. A solenidade aconteceu na propriedade da família de Adão Centenaro e Celso Nossal, localizada na Linha América, em Erechim.

O evento contou com apresentações artísticas dos grupos folclóricos da cultura italiana, produtores rurais, representantes de entidades apoiadoras, bem como autoridades. Neste ano, a venda da uva acontece junto à Feira do Produtor.

A rainha da Festa di Bacco, Andreia Carla Cechet, deu as boas vindas aos presentes

, iniciando os pronunciamentos. “Nós não poderíamos começar melhor o ano, estamos homenageando aqueles que colonizaram Erechim, já que iniciamos as comemorações dos 100 anos do município. A cultura italiana foi uma das primeiras a trazer para a região os costumes, gastronomia e principalmente a videira, que até hoje garante o sustento de muitas famílias que aqui se instalaram. Cada um tem um papel essencial nesta construção e, para fazer com que este evento aconteça. Queremos cada vez mais mostrar o que produzimos e o quanto nossa região é rica. Só podemos planejar o futuro, se conhecermos o nosso passado, preservarmos e repassarmos tais conhecimentos”.

O período de comercialização será de cinco domingos consecutivos, iniciando em 14 de janeiro e encerrando em 11 de fevereiro, sempre das 14h às 19h. Para estes dias, estão programadas mateada, apresentações culturais e praça de alimentação, tudo com o intuito de que a população permaneça no local em um espaço de lazer, usufruindo dos produtos da agricultura familiar. O encerramento das ações está marcado para o dia 11 de fevereiro, com missa, às 19h, na Feira do Produtor.

A venda da uva também ocorrerá na tradicional festa da comunidade de São B

rás, no dia 4 de fevereiro, com programação que terá almoço, missa e chegada dos cavalarianos.

O espaço de comercialização contará com 30 expositores que disponibilizarão aos consumidores, uva e derivados, artesanato, embutidos, panifícios, produtos de queijaria e flores.

Em reunião, na última semana, que contou com a participação dos vitivinicultores, foi estipulado o valor de comercialização da uva para este ano. O preço definido para venda varia entre R$ 3 a R$ 4 o quilo, o mesmo praticado no ano

anterior.

Comercialização da uva

14/21/28 de janeiro – 14h às 19h – Feira do Produtor

4/02 – 14h às 19h – Feira do Produtor

04/02 – Festa na comunidade de São Brás

11/02 – 14h às 19h – com missa de encerramento – Feira do Produtor

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS